Quando Letícia Martins partilhou o vídeo da avó, Vanda Martins, não esperava que tivesse mais de três milhões de visualizações. É que a mulher de 90 anos, de Florianópolis (Brasil), contou que fez um terço usando as 62 pedras da própria vesícula após uma cirurgia.
"São pedras da minha vesícula, não existe igual", disse Vanda no vídeo abaixo, garantindo que "nunca foram lapidadas". De acordo com o G1, a cirurgia aconteceu há 26 anos.
Mas afinal como tudo começou? Letícia, citada pelo portal de notícias, contou que a avó descobriu a doença após voltar de uma viagem. "Depois do almoço, ela começou a sentir muitos enjoos, mas pensou que poderia estar a ter uma intoxicação alimentar por algo que comeu na viagem", disse.
Como não melhorava, Vanda foi ao hospital e os médicos disseram que era mesmo uma intoxicação alimentar. No entanto, estavam enganados. Numa segunda ida ao hospital, "os médicos examinaram a sua barriga e perceberam que a região da vesícula não estava dentro do normal", tendo sido levada para o bloco operatório.
"Ela fez a cirurgia para retirar completamente a vesícula, não somente as pedras", esclareceu Letícia, acrescentando que o médico anestesista era um conhecido da família e perguntou à avó se gostaria de ficar com as pedras.
A ideia de fazer um terço foi de uma amiga que estava com Vanda no hospital. "Elas levaram o pote com as pedras para casa, lavaram, colocaram na cama e contaram", contou, referindo que o terço foi feito numa ourivesaria. Letícia Martins explicou ainda que as pedras não receberam qualquer tratamento - "a única coisa que foi feita com elas foi a higienização, em casa mesmo" - e não têm nenhum odor.
Num outro vídeo, onde Vanda Martins conta que "foi muito difícil furar as pedras, eram muito duras" e que "sempre teve muita fé", houve quem questionasse se ela era portuguesa devido ao seu sotaque. "Ela é de Floripa [Florianópolis], mas os avós dela eram portugueses", respondeu a neta. Ora espreite: