A Princesa Leonor embarcou no navio-escola Juan Sebastián Elcano para iniciar uma etapa de formação naval. Antes de partir, a herdeira ao trono chegou a Cádiz, onde se reuniu com o capitão do navio, Luis Carreras-Presas do Campo, e outras autoridades militares. Na chegada, foi anunciada oficialmente a bordo pelo sistema de alto-falantes: “Sua Alteza Real a Princesa das Astúrias a bordo”.

“Não haverá diferença de funcionamento entre a Princesa e os seus companheiros”

Durante os próximos meses, Leonor e outros 75 aspirantes, incluindo nove mulheres, seguirão um rigoroso plano de formação que inclui disciplinas como Navegação, Astronomia e Meteorologia. O comandante do navio explicou que, durante a viagem, “não haverá diferença de funcionamento entre a Princesa e os seus companheiros“. A rota levará a tripulação a atravessar o Atlântico e visitar países como Brasil, Colômbia e Estados Unidos, totalizando 17 mil milhas náuticas.

Leia ainda: Perto de um, afastada de outro: A Relação em imagens com Letizia e Felipe VI

O Rei Felipe, que realizou a mesma experiência militar há quase 40 anos, destacou a importância desta jornada. “O mar é uma aprendizagem infinita. Desejamos, querida Leonor, que aproveite ao máximo o conhecimento e a experiência que esta viagem lhe oferece”, afirmou o monarca durante o discurso da Páscoa Militar no Palácio Real de Madrid.

A cerimónia de despedida do navio ocorrerá no porto de Cádiz, com a presença dos Reis de Espanha e da Ministra da Defesa, Margarita Robles. Após um semestre de formação, o navio atracará em Ferrol, na Corunha, marcando o encerramento desta etapa na formação militar da Princesa.

Texto: Redação VIP; Fotos: Shutterstock