Em março de 2023, Melania Gomes revelou no 'Alta Definição', da SIC, que foi abusada por um familiar quando tinha cerca de 6 ou 7 anos e, na altura, contou à família mas “ninguém fez nada”. Recentemente, a atriz e apresentadora esteve no podcast "40 minutos", do Observador, e falou sobre o impacto que esse episódio traumático teve da sua vida e como a obrigou a estar mais atenta a possíveis sinais de alerta.

"Eu lembro-me de numa altura andar atrás do número de telefone de uma educadora de infância porque havia uma criança que tinha dores de barriga constantes, eu consegui o número, liguei e disse-lhe: 'olhe, não me chame doida, por amor de Deus, veja bem o comportamento da criança, olhe, esteja atenta, porque dores de barriga pode ser um indício de abuso sexual'", revelou. "O stress, os nervos, não só a dor física. As pessoas têm a ideia que o abuso é a violação, é dor, é penetração, mas há muitos tipos de abuso."


“O meu corpo não consegue esquecer” – Melânia Gomes recorda experiência que a marcou


Na altura em que concedeu a entrevista a Daniel Oliveira, Melania recebeu "milhares de mensagens". "A quantidade de pessoas que estavam pela primeira vez a ter essa conversa, as vezes até com elas próprias, valeu todo o objetivo de falar sobre aquilo", afirmou. Houve, inclusive, quem lhe tenha dito: "'Graças à sua entrevista conseguimos salvar uma menina que veio falar connosco'", revelou.