
É a conta gotas que se vão sabendo novas informações sobre a queixa de violência doméstica interposta pela filha de Manuel Marques contra o ator. A TV 7 Dias apurou que as testemunhas da jovem já estão a ser ouvidas pelas autoridades e, entre as pessoas chamadas a depor, estão “os médicos psicólogos, que sabem do sucedido, pessoal que trabalha diretamente com o pai, vizinhas e família”, revela fonte ligada ao processo, adiantando que os peritos irão falar sobre o período de tempo que estiveram a acompanhar Inês Marques e irão garantir que a jovem se automutilava.
Leia ainda: Manuel Marques: Provas contra ator irão ser entregues à Polícia Judiciária
“Falei com ela, levei-a a beber água”
Mas existe ainda uma vizinha que, segundo um descrição que a própria fez, deu pela jovem, várias vezes, sentada à porta do prédio onde residia “agachada e a tremer”. Numa das vezes, esta testemunha decidiu ajudá-la. “Falei com ela, levei-a a beber água e sentei-a. Para a acalmar conversei com ela e levei-a a casa”, relatou. Quem abriu a porta foi Manuel Marques “que começou logo aos gritos com a criança”, explicou, afirmando ter-se arrependido de a levar de volta a casa. “Muitas vezes vi esta adolescente com um ar desesperado a andar na rua para cima e para baixo”, acrescentou.
A TV 7 Dias sabe também que já foi pedida peritagem médica forense ao “estado emocional das filhas” de forma a detetar também “a existência de indícios de alienação parental e o impacto do contexto familiar atual no bem-estar” das jovens. No mesmo requerimento, foi pedido ainda a realização da avaliação psicológica do arguido “de forma a aferir o seu perfil psicológico, capacidade de autocontrolo, eventual propensão para comportamentos agressivos e riscos para a estabilidade emocional e física da vítima”.
Ana Martins, a mãe, já testemunhou e relatou factos alegadamente praticados pelo ator. Uma das situações acontece numa fase em que Inês estava psicologicamente frágil e Manuel Marques reagiu da seguinte forma: “Se queres matar-te, escolhe: queres a faca ou os comprimidos? Os comprimidos são uma morte fácil”.
Veja também: Manuel Marques – Quem nunca abandonou o ator após acusação de violência por parte da filha
Textos: Carla Ventura (carla.ventura@impala.pt) Fotos: Arquivo Impala, redes sociais