Jorge Mendes negou, esta terça-feira, dia 6 de maio, a acusação do Ministério Público (MP) por fraude fiscal. O empresário considerou que esta foi “incorreta, infundada e injusta”, avançou o Correio da Manhã.

Leia ainda: Carloto Cotta – Crimes de violação e sequestro poderão ter sido inspirados em filme protagonizado pelo ator

O MP acusou Jorge Mendes e a mulher, Sandra, de uma fraude fiscal realizada na Operação Fora de Jogo. A acusação não diz respeito a negócios de futebol, mas a uma alegada doação à companheira de grande parte do capital de uma empresa que iria ser adquirida por outra sociedade.

“Refutamos totalmente esta acusação”

Contudo, de acordo com o MP, a doação nunca existiu e acabou por causar um prejuízo ao Estado de 18 milhões de euros em impostos. A defesa do empresário já reagiu: “Refutamos totalmente esta acusação, porque não existiu qualquer fraude fiscal, e será apresentada defesa por todos os meios legais e nas instâncias próprias. A acusação é incorreta e infundada; e é injusta, quer em si mesma, quer, também, tendo em conta o percurso de vida de Jorge Mendes e o contributo que tem dado ao país, e também o seu histórico de contribuinte por si e pelas suas empresas”, afirmou, em comunicado à LUSA.

“Apesar disso, e durante muitos anos, nunca foi levantado qualquer eventual problema sobre estes factos, nem foi liquidada qualquer quantia ou enviada qualquer notificação para o efeito; o que ainda torna mais estranho e objetivamente incompreensível este processo e, agora, esta acusação, parecendo-nos que o processo-crime foi usado pela AT, de forma abusiva, para finalidades estritamente fiscais”.

A defesa referiu também que “tendo sido esta a primeira vez (em março de 2025) em que AT concluiu que seria devido imposto, e embora os seus advogados considerem ser tal conclusão incorreta, Jorge Mendes pretende pagar o montante em causa, em coerência com a boa-fé com que desde sempre agiu neste caso”.

Veja também: Carolina Patrocínio desespera por excluir Manuel Santana Lopes do documentário sobre a sua vida

Texto: Sofia Mendes Fotos: Redes sociais, Impala