Esta quinta-feira, 27 de março, Rita Ferro Rodrigues recorreu à sua conta de Instagram para partilhar uma mensagem especial. É que a apresentadora de televisão foi distinguida de uma forma única e ainda deixou um pedido aos seguidores.

"Fui distinguida como 'Mensageira da Dádiva'. Sou dadora desde os 18 anos e tento, naquilo que posso, usar os meios que tenho para convencer mais pessoas a dar sangue. 'Mensageira da Dádiva' é um nome muito bonito", começou por referir.

Rita Ferro Rodrigues deixa reflexão - "Há três coisas que jamais voltam..."


E eis que destacou um momento importante da cerimónia em que foi distinguida. "Dar sangue é um gesto lindo, por várias razões, mas também por um detalhe que o Bispo de Setúbal relembrou hoje na cerimónia do Dia Nacional do Dador: 'Quem doa o seu sangue não sabe quem o recebe e quem recebe não sabe de quem recebeu, é fraternidade pura'", notou.

"O dador é voluntário, altruísta e não remunerado. O sangue é vermelho para todos os humanos, relembra-nos que por dentro, somos todos iguais. O dador é anónimo, não tem cor, não tem credo, não tem orientação sexual. O dador tem, claro, responsabilidades em cumprir todos os critérios de suspensão médica para a dádiva de sangue", explicou.

Rita Ferro Rodrigues deixa promessa: "Esta semana, decidi que vai correr tudo bem"


Por fim, referiu alguns valores intrínsecos a quem é dador. "Os dadores são exemplos de cidadania. E de humanismo, tão importante por estes dias. Se tens mais de 18 anos e menos de 65 e nunca deste sangue - bora lá, não custa nada. Não custa mesmo… e sabe tão bem saber que fizemos a diferença na nossa comunidade", completou, deixando um apelo aos seguidores.

Veja a partilha.