
A Península Ibérica ficou o dia de ontem, 28 de abril, às escuras e embora ainda não tenha sido descoberto o que desencadeou o apagão, Luís Montenegro avançou que a falha estará relacionada com um aumento abrupto da tensão na rede elétrica espanhola.
Leia ainda: Apagão: Atenção aos alimentos frescos e congelados que vai consumir! Saiba o que pode estar estragado
Repsol enviou carta aos clientes
Mas parece que a Repsol ‘já sabia’ que Portugal e Espanha iam ficar às escuras durante largas horas. É que cinco dias antes, a empresa espanhola de energia enviou uma carta aos clientes a alertar para uma “paragem inesperada” no fornecimento de luz no país vizinho.
Segundo o El Mundo, a Repsol escreveu: “Uma paragem inesperada devido a problemas técnicos com o fornecimento de energia”. E o que terá acontecido? A 22 de abril houve uma paragem que levou à suspensão da atividade da sua refinaria em Cartagena, na região de Múrcia, no sudeste da Espanha.
Na altura, Óscar Puente, ministro dos Transportes, esclareceu que houve um “excesso de tensão na rede” e que interferiu com duas estações entre Chamartín e Pajares.
Contudo, não se sabe se esta “grave falha elétrica alheia à instalação” de Cartagena, não se sabe se está ou não relacionado com o apagão desta segunda-feira.
Veja também: Apagão em Portugal: Saiba o que levou a este a acontecimento. Podemos recuar na recuperação? Sim!
Texto: Carolina Marques Dias Fotos: DR