![A pessoa a quem não conseguiu contar sobre o cancro: “Sabia que ia…”](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
No âmbito do Dia Mundial de Combate ao Cancro, Bárbara Guimarães e Joana Cruz protagonizaram uma conversa emotiva no programa ‘Júlia’, da SIC, na terça-feira, 4 de fevereiro. A apresentadora de ‘Irresistível’, diagnosticada com linfoma em 2023, partilhou um momento delicado: o de informar os filhos sobre a sua doença. Bárbara contou que a primeira pessoa a saber foi a sua mãe, mas revelou também as dificuldades que encontrou ao falar sobre o diagnóstico com os filhos.
“Sinto que devia ter sido mais direta”
“Eu tentei minimizar, fazer com que fosse mais leve para eles, mas ao olhar para trás, percebo que não foi a melhor abordagem, especialmente com o Dinis, o mais velho. Sinto que devia ter sido mais direta, ter dito claramente ‘a mãe tem cancro e pode não sobreviver’. Mas, na altura, não consegui”, disse a apresentadora. Já em relação à filha mais nova, Carlota, a situação foi diferente: ela percebeu a gravidade da doença ao ver a mãe careca.
Leia ainda: Revela efeito secundário de tratamento contra cancro: “Parece que morre…”
Bárbara acrescentou que, após perceberem a seriedade do diagnóstico, os filhos questionaram: “Porque não nos contaste? Porque é que não nos disseste?” Ela explicou que, por mais que os pais acreditem que os filhos são pequenos, eles têm o direito de saber a verdade. No entanto, a apresentadora não teve coragem de contar à avó sobre o seu estado de saúde. “Foi a minha mãe que teve que lhe contar, porque eu sabia que ela ia sofrer muito“, revelou.