
A mostra de cinema intitula-se 'KINOOCEANY' e levará 23 filmes portugueses, entre curtas e longas-metragens, a quatro cidades polacas entre abril e setembro, começando por Katowice.
Criada pelos programadores Agnieszka Szeffel e João Ricardo Oliveira, esta mostra de cinema "procura apresentar Portugal e a sua realidade através do cinema e, inversamente, o cinema português através de um retrato do país", lê-se em nota de imprensa.
A abertura do 'KINOOCEANY', na sexta-feira em Katowice, será com 'Os Verdes Anos' (1963), de Paulo Rocha, filme fundamental do Cinema Novo português e que será apresentado pelo realizador Manuel Mozos que, no sábado, estará também presente para falar sobre um dos seus filmes, 'Xavier' (2003).
Entre as escolhas para esta primeira mostra estão os filmes 'A Invenção do Amor' (1965), António Campos, 'Um Adeus Português' (1985), de João Botelho, 'O Sangue' (1989), de Pedro Costa, 'John From', de João Nicolau, 'Cidade Rabat' (2023), de Susana Nobre, 'Arena' (200), de João Salaviza, 'Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço' (1970), de João César Monteiro, e 'The Nothingness Club -- Não Sou Nada' (2023), de Edgar Pêra.
O filme de encerramento é 'Sob a Chama da Candeia' (2023), de André Gil Mata.
A mostra será apresentada durante dez dias em casa cidade: De 04 a 13 de abril em Katowice, de 06 a 15 de junho em Lodz, de 20 a 26 desse mês em Varsóvia e de 05 a 14 de setembro em Gdansk.
O 'KINOOCEANY' conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual do Instituto do Cinema da Polónia.