Um retábulo em terracota localizado no Mosteiro de Alcobaça é um dos 25 locais escolhidos pelo programa de salvaguarda do património World Monuments Watch, anunciou esta quarta-feira a organização.

O retábulo do Trânsito de São Bernardo, conjunto que inclui peças escultóricas, pintura mural e pedra, "encontra-se num estado de degradação e deve ser preservado para o futuro", defendeu a World Monuments Fund (WMF).

"Estas frágeis esculturas estão agora ameaçadas pelas alterações climáticas, com danos provocados por crescentes oscilações de humidade e temperatura", afirmou a presidente da WMF, Bénédicte de Montlaur.

Foram selecionados 25 locais históricos

O World Monuments Watch selecionou este ano "25 locais históricos a enfrentar desafios significativos, como alterações climáticas, turismo, conflitos e desastres naturais".

A lista inclui, além do retábulo de Alcobaça, o Centro Histórico de Gaza, na Palestina; a Casa do Professor, na Ucrânia; a Cidade Antiga de Antakya, na Turquia, entre outros locais.

A World Monuments Fund é uma organização independente sediada em Nova Iorque e dedicada à salvaguarda dos locais mais preciosos do mundo, trabalhando há mais de 55 anos em mais de 700 locais em 112 países.

Em Portugal, já trabalhou sobre diversos espaços patrimoniais, desde a Catedral do Funchal, na Madeira, ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, passando pela Sinagoga Shaaré Tikvah, também na capital, entre outros.

Com Lusa