Faleceu aos 59 anos o músico e produtor Renato Júnior, noticia esta terça-feira a Antena 1.

Nascido a 4 de janeiro de 1966 em Lisboa, exerceu a profissão de jornalista durante 10 anos na Rádio Renascença e RFM. É músico profissional desde os 16 anos de idade, tendo estudado no Conservatório Nacional e na Academia de Amadores de Música. Foi compositor e produtor de discos e em áreas da televisão, teatro, cinema e publicidade.

Gravou, compôs e produziu várias dezenas de discos de nomes como UHF, Susana Félix, João Pedro Pais, Simone de Oliveira, Martinho da Vila e Ney Matogrosso, pode ler-se na biografia que consta do seu site oficial.

Na televisão foi diretor musical de séries e novelas como “Laços de Sangue” vencedor de um Emmy, “Perfeito Coração” ou “Bem-vindos a Beirais”. Foi ainda produtor musical do programa de talentos “Operação Triunfo”, na RTP. Dirigiu musicalmente os espetáculos “Sexta-feira 13" (o musical dos Xutos e Pontapés) e “Simone - O Musical”, e criou e produziu o projeto “Rua da Saudade”, CD de homenagem a Ary dos Santos, que teve um ‘sampler’ distribuído pela revista BLITZ.

Em 2022, compôs a música para um disco de homenagem a Natália Correia, “Natália É Quando uma Mulher Quiser”, tendo reunido vozes como Rita Redshoes e Aurea. Três anos antes lançou o disco “Uma Mulher Não Chora”, com participações vocais de Ana Bacalhau, Soraia Tavares e Lúcia Moniz, entre outras.

Em janeiro deste ano, apresentou nos palcos do Tivoli BBVA, em Lisboa, e do Coliseu do Porto o espetáculo “Licence to Sing”, dedicado as canções dos filmes “007”, com vozes com Rita Redshoes, Mimicat ou Tó Cruz. Foi vitimado por doença súbita, refere a agência Lusa.