A expectativa está a crescer para a chegada de 'F1', o novo filme protagonizado por Brad Pitt, que promete revelar através da ficção alguns dos bastidores da Fórmula 1. O filme será exibido em formato IMAX, proporcionando aos espectadores uma experiência visual única, graças ao ecrã de grandes dimensões e arredondado, que traz uma imersão total nas emoções das corridas.

Segundo o anúncio da Fórmula 1, divulgado esta segunda-feira, a longa-metragem estreia a 25 de junho no mercado internacional, seguindo-se a estreia na América do Norte, a 27 de junho.

Em Portugal, a estreia oficial está prevista para quinta-feira, 26 de junho.

Produção cinematográfica promete surpreender

As gravações decorreram em vários Grandes Prémios por todo o mundo e envolveram não só a própria produção da F1, mas também os pilotos e as equipas que fazem parte do grid atual, incluindo Lewis Hamilton, Max Verstappen, Charles Leclerc, Lando Norris e Fernando Alonso.

O filme foi realizado por Joseph Kosinski, o mesmo diretor responsável por filmes como Top Gun: Maverick, um dos maiores sucessos de bilheteira da história do cinema. A produção gastou quase 280 milhões de euros para garantir o realismo do filme dedicado ao Campeonato Mundial de Fórmula 1.

Durante o Grande Prémio de Miami, que decorreu entre 2 e 4 de maio, foi revelada a trilha sonora que acompanhará o filme.

O aclamado músico e compositor Hans Zimmer será responsável pela sua produção, enquanto a longa-metragem contará também com temas de artistas como Ed Sheeran, Tate McRae, RAYE, Burna Boy, ROSÉ, Roddy Ricch, Dom Dolla, Chris Stapleton, Tiësto, Sexyy Red, Myke Towers, Madison Beer e Peggy Gou.

Ficção e realidade cruzam-se no filme

A trama acompanha Sonny Hayes (interpretado por Brad Pitt), um antigo piloto de Fórmula 1 dos anos 90, que foi forçado a abandonar a carreira após um grave acidente.

Brad Pitt (esquerda) conversa com o ator Damson Idris (direita) na grelha de partida antes da corrida do Grande Prémio de Fórmula 1 britânico no autódromo de Silverstone, Inglaterra, a 9 de julho de 2023.
Brad Pitt (esquerda) conversa com o ator Damson Idris (direita) na grelha de partida antes da corrida do Grande Prémio de Fórmula 1 britânico no autódromo de Silverstone, Inglaterra, a 9 de julho de 2023. Luca Bruno

Anos mais tarde, regressa ao mundo da competição para orientar um jovem talento promissor, interpretado por Damson Idris — que, no início deste mês, deu nas vistas na MET Gala ao surgir vestido de piloto e ao volante do monolugar utilizado no filme.

O ator Damson Idris na Met Gala 2025,em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a 5 de maio 2025.
O ator Damson Idris na Met Gala 2025,em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a 5 de maio 2025. Dia Dipasupil

O elenco conta ainda com as participações de Javier Bardem, Kerry Condon e Tobias Menzies.

Monolugar não é verdadeiro?

O monolugar da APXGP apresenta uma livery em tons de preto, com alguns detalhes em dourado. Na motorização, conta com um motor da Mercedes AMG, equipa onde Lewis Hamilton corre há mais de 10 anos.

O monolugar da APXGP na pista antes da corrida do Grande Prémio de Fórmula 1 britânico no autódromo de Silverstone, Silverstone, Inglaterra, domingo, 9 de julho de 2023. A produção do filme de F1 de Brad Pitt e Lewis Hamilton começou em Silverstone.
O monolugar da APXGP na pista antes da corrida do Grande Prémio de Fórmula 1 britânico no autódromo de Silverstone, Silverstone, Inglaterra, domingo, 9 de julho de 2023. A produção do filme de F1 de Brad Pitt e Lewis Hamilton começou em Silverstone. Christian Bruna

O que muitos não sabem é que, na verdade, o modelo utilizado nas gravações do filme é um monolugar de Fórmula 2, adaptado para corresponder às características de um modelo de Fórmula 1.