
Depois de muita especulação, é oficial: o Super Bock Super Rock não se vai realizar este ano. O festival estava previsto para os dias 17, 18 e 19 de julho, mas a cervejeira já fez saber em comunicado que o evento só vai regressar em 2026.
No final do ano passado, a Música no Coração de Luís Montez confirmou que ia deixar de ser a promotora do festival, quase 30 anos depois da primeira edição do Super Bock Super Rock, em 1995.
Na altura, contactada pela SIC, o Grupo Super Bock avançou que o festival se ia realizar na mesma, mas com um outro promotor. O que, afinal, não vai acontecer. Pelo menos este ano.
"Esta pausa permitirá o regresso de um festival ainda mais forte e especial, oferecendo, assim, uma experiência memorável a todos os festivaleiros", refere a cervejeira em comunicado.
No ar permanece a dúvida quanto à localização da 29.º edição do Super Bock Super Rock: se regressa ou não à Herdade do Cabeço da Flauta, junto ao Meco, em Sesimbra.
Nestes últimos anos, o festival de música teve várias moradas. Depois de se estrear em Lisboa, o Super Bock Super Rock (SBSR) rumou à outra margem e passou a realizar-se na Herdade do Cabeço da Flauta. Entre 2010 e 2014, muitos foram os artistas nacionais e internacionais que pisaram os palcos do festival, entre eles o icónico concerto que juntou o cantor Prince à fadista portuguesa, Ana Moura.
Ao fim de quatro anos, em 2015, a areia e o pó daquele recinto no meio do campo deram lugar à calçada portuguesa e ao ambiente citadino do Parque das Nações, onde permaneceu até 2018. No ano seguinte, o famoso slogan "Meco, Sol e Rock N' Roll" voltava a ecoar naquele que é considerado, por muitos festivaleiros, como o habitat natural do festival.
Festival Sudoeste também faz uma pausa em 2025
Em fevereiro deste ano, o festival Sudoeste anunciou que ia fazer uma pausa para "preparar o futuro".
O festival, promovido pela Música no Coração, tinha adotado uma "nova identidade" na edição de 2024, sem o nome do patrocinador que estava associado à sua designação há quase duas décadas - a MEO.
A edição de 2025 do Festival Sudoeste esteve vários meses a ser equacionada. Realizado anualmente na Zambujeira do Mar desde 1997, o festival não irá acontecer este ano.
"Sem patrocinador é muito difícil continuar. Ainda estamos a negociar. Mas se não for possível para o ano, será no seguinte. Nós não vamos desistir porque o festival é nosso", afirmou à SIC , Luís Montez, da Música no Coração, novembro do ano passado.