
Com mote no aniversário do autor d'"Os Lusíadas", "o festival distinguiu-se pela sua abrangência e diversidade, registando um total de 51 atividades realizadas em 118 sessões, que reuniram 11 mil espectadores", informou a Câmara de Alcobaça, no distrito de Leiria, num balanço da iniciativa que decorreu ente os dias 24 de março e 06 de abril.
A primeira edição do festival "contemplou múltiplas expressões artísticas, culturais e literárias, dirigidas a públicos de todas as idades", entre as quais, segundo a autarquia, 15 espectáculos de teatro, 10 sessões de autores, 11 oficinas criativas, oito conversas de capacitação, dois concertos musicais e duas exposições.
A programação envolveu todos os agrupamentos escolares do concelho e, além do público escolar, "mobilizou também a comunidade em geral, proporcionando momentos de encontro com a literatura, o teatro, a música, a dança e outras manifestações artísticas, contribuído para a valorização cultural do território", refere um comunicado da Câmara.
Citado no mesmo comunicado, o presidente da autarquia, Hermínio Rodrigues, considera terem sido "duas semanas de intensa atividade artística, que demonstraram o interesse de toda a comunidade pela cultura", adiantando que o festival vai ter continuidade nos próximos anos.
No âmbito do festival decorre ainda, até ao dia 08 de junho, um concurso de fotografia sobre o património de Alcobaça, aberto a amadores e profissionais que poderão concorrer a prémios entre os 500 e os 3.500 euros.
Leia Também: Mansur Brown é a primeira confirmação para o Matosinhos em Jazz 2025