Conhecida por ter feito várias cirurgias plásticas e ter traços semelhantes aos de um gato, Jocelyn Wildenstein era uma figura emblemática. A socialite, que chegou a ser conhecida como “Catwoman” faleceu esta terça-feira em Paris.

À AFP, o marido Lloyd Klein confirmou que Jocelyn morreu durante o sono depois de sofrer uma embolia pulmonar. Sobre a sua idade não há certezas, com os meios de comunicação a dividirem-se entre os 79 e os 84 anos.

Durante vários anos, segundo a CNN, foi um dos temas principais das “revistas cor-de-rosa” americanas devido às suas relações amorosas, às mudanças na aparência e à elevada quantia de dinheiro que recebeu do primeiro divórcio.

A entrada na alta sociedade

Arnaldo Magnani / GettyImages

Nasceu na Suíça, mas trocou Lausanne por Paris aos 20 anos. A entrada no mundo dos famosos deu-se depois do casamento com o primeiro marido, o negociante de arte Alec Wildenstein de quem teve dois filhos, Jane e Alec Jr. (e de quem ficou com o nome depois do divórcio em 1998).

A separação foi altamente mediatizada não só por todas as polémicas envoltas, desde alegadas ameaças com arma de fogo, ao pagamento de 2.5 milhões de dólares, a que se somaram 100 milhões anuais, para concretizar o divórcio (fortuna que foi rapidamente gasta, uma vez que a socialite declarou falência em 2018).

A questão… plásticas

Também as plásticas foram, alegadamente, motivo de discórdia durante o casamento. Jocelyn acusava o marido de lhe dizer que “odiava estar com pessoas velhas”, uma acusação a que Alec Wildenstein respondeu dizendo que a ex-mulher achava que “podia arranjar a cara como se fosse uma peça de mobiliário” e que não ouvia quando lhe diziam para parar.

Depois da separação os flashes focaram-se em si, altura em que começou a ser conhecida como “a mulher gato” e “a noiva de Wildenstein” devido à aparência cirurgicamente alterada.

Noam Galai / GettyImages

Em 2003 casou com o estilista Llyod Klein. "Ela é conhecida por cirurgia plástica, mas não sei se é por isso que ela deveria ser conhecida, porque ela fez muitas coisas incríveis na vida. Grandes, grandes, grandes conquistas", destacando seus esforços filantrópicos, disse Klein em 2023 à Interview Magazine, cita a People