Zoe Saldaña criticou Karla Sofía Gascón, sua colega de elenco em “Emilia Perez”, o filme mais nomeado para Óscares (13) na edição de 2025, após terem sido descobertas várias publicações racistas de Gascón no X.

Gascón, que se tornou em janeiro a primeira mulher abertamente transgénero a ser nomeada para um Óscar (neste caso, o de Melhor Atriz), pelo seu papel no filme de Jacques Audiard onde também participam Zoë Saldaña e Selena Gomez, publicou mensagens contra muçulmanos, asiáticos e negros entre 2019 e 2021. Na sexta-feira, pediu publicamente desculpas pelos seus atos.

Durante uma sessão de perguntas e respostas que teve lugar em Londres, na passada sexta-feira, Saldaña, que está nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Secundária, confessou-se “triste” com a polémica e afirmou estar ainda a “processar” o que sucedeu. “Deixa-me triste porque não o apoio. Tenho tolerância zero para retóricas negativas para com pessoas de qualquer grupo”, disse.

“Só posso falar da experiência que tive com cada indivíduo que faz parte deste filme; a minha experiência, e as minhas interações com eles, teve apenas que ver com inclusão e colaboração, com equidade racial, cultural e de género. Deixa-me triste que tenhamos que dar este passo atrás”. “O que posso dizer-vos é que nos juntámos para contar esta história, por amor, por respeito, e continuaremos a espalhar essa mensagem. É tudo o que podemos dizer por agora”, rematou.

A entrega dos Óscares tem lugar a 2 de março em Los Angeles. “Emilia Perez”