Eric Dane, ator que participou em séries de grande sucesso, como “Euphoria” ou “Anatomia de Grey”, revela que lhe foi diagnosticada esclerosa lateral amiotrófica (ELA).

Em declarações à revista People, o ator de 52 anos disse estar “grato por ter a minha família amorosa ao meu lado enquanto navegamos para este próximo capítulo”.

Dane interpreta Cal Jacobs na série de drama “Euphoria”, da HBO, cuja terceira temporada tem estreia prevista para segunda-feira.

“Sinto-me afortunado por poder continuar a trabalhar e estou ansioso por regressar ao cenário de ‘Euphoria’ na próxima semana” conta. “Peço-vos gentilmente que deem privacidade à minha família e a mim durante este período".

Jordan Strauss

Antes deste papel, Eric Dane ganhou maior notoriedade como o Dr. Mark Sloan na série “Anatomia de Grey”, a partir de 2006. Também interpretou Jason Dean na série dramática de fantasia “Charmed” e o capitão Tom Chandler na série dramática de ação “The Last Ship”, entre outras participações.

O ator é casado com Rebecca Gayheart e o casal tem dois filhos: Billie Beatrice, de 15 anos, e Georgia Geraldine, de 13.

Dan Steinberg

O que é a esclerose lateral amiotrófica (ELA)?

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig, é uma doença neurológica degenerativa rara que evolui de forma progressiva.

De acordo com o site da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, nesta patologia os neurónios motores que conduzem a informação do cérebro aos músculos (passando pela medula espinhal) morrem prematuramente. Consequentemente, os músculos vão ficando mais fracos, levando à perda da capacidade de falar, comer, caminhar e respirar de forma independente.

Atualmente não existe cura, embora haja medicação que permite melhorar a qualidade de vida do paciente.