Os Planos Poupança Reforma são, tal como o nome indica, uma forma de começar a poupar desde cedo para a idade da reforma, com valorização de capital.
Quanto mais cedo começar a poupança, maior poderá ser o montante acumulado. Além disso, começar a poupar cedo significa que pode optar por produtos com maior risco, por isso, também com maior rendimento.
Para a DECO Proteste, o início da carreira profissional é uma boa altura para investir em PPR. O ideal é não adiar para depois dos 30 anos.
Tem a possibilidade de escolher PPR sob a forma de seguro - com capital garantido - ou sob a forma de fundo, já sem garantia de capital porque investe em ações. Em regra, os PPR em forma de seguro oferecem uma rentabilidade mínima garantida, que segue as taxas de juro do mercado.
Existem dezenas de PPR disponíveis para subscrição no mercado, por isso, tire algum tempo para verificar aquilo que oferecem e fazer uma escolha consciente. Pode subscrever estes produtos nos bancos, seguradoras ou mediadores.
Os PPR permitem entregas regulares de altos, mas também, pequenos montantes. Dinheiro que pode ser resgatado em situações como: desemprego de longa duração, doença grave, incapacidade para trabalhar ou dificuldade em pagar as prestações da casa.
Estes produtos têm uma taxa de imposto mais baixa no momento do resgate, cerca de 8%.
Além disso, têm ainda o benefício fiscal de deduções anuais de até 400 euros no IRS, o que faz com que muitos consumidores recorram a estes produtos no mês de dezembro, também aproveitado a folga dos subsídios de Natal.
Faça as contas com a ajuda do simulador da Deco Proteste.
O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas dúvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Noticias, com o apoio da DECO PROteste. Saber é poder! Junte-se à comunidade de simpatizantes da DECO PROteste em DECO Proteste simpatizante