
Os Estados-membros da UE aprovaram a lista de 1700 produtos norte-americanos que vão pagar mais (25%) para entrar no espaço europeu, naquela que é a primeira ronda de tarifas em retaliação às taxas que Donald Trump impôs sobre o aço e o alumínio, e que entraram em vigor a 12 de março.
As tarifas europeias devem começar a entrar em vigor a partir de terça-feira, 15 de abril. A proposta teve luz verde por parte de 26 países. Apenas a Hungria votou contra.
Entre os 1700 produtos alvo das tarifas europeias, estão ovos, carne de aves, produtos agrícolas como milho e amêndoas. Também retrovisores, perfumes, alguns produtos para maquilhagem e cabelos, aço, alumínio e ferro estão na lista da Comissão Europeia.
Com esta decisão, a UE espera conseguir pressionar Donald Trump a negociar uma solução que ponha fim à guerra de tarifas. Em comunicado, a Comissão Europeia lembra que “estas contramedidas podem ser suspensas em qualquer altura, caso os EUA concordem com um resultado negociado justo e equilibrado”.