A taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação, que incluem renegociações, voltou a descer em março, para 3,11%, um mínimo desde novembro de 2022, segundo dados divulgados esta terça-feira, pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os dados do supervisor bancário, a taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação passou de 3,18% em fevereiro, para 3,11% em março, ficando

Esta taxa desceu 16 vezes nos últimos 17 meses -- a exceção foi em janeiro deste ano, quando subiu 0,03 pontos percentuais.

A informação divulgada pelo BdP regista que a taxa de juro para novas operações de crédito à habitação tem caído de forma repetida desde o terceiro trimestre de 2023.

Por tipo de negociação, a taxa de juro média dos novos contratos de crédito à habitação recuou 0,05 pontos percentuais, enquanto nos contratos renegociados a descida foi de 0,10 pontos percentuais, para 3,05% e 3,39%, respetivamente.

Já a prestação média mensal do 'stock' de empréstimos à habitação recuou um euro face a fevereiro, para 409 euros, e 14 euros face ao mesmo mês do ano passado, atingindo o valor mais baixo desde setembro de 2023.

Os dados de março colocam Portugal como o oitavo país da área do euro com a menor taxa de juro média de novas operações de crédito à habitação, ficando ainda abaixo da média deste conjunto (3,31%).