
A REN - Redes Energéticas Nacionais decidiu reabrir de forma parcial o fluxo de importações de eletricidade de Espanha para Portugal a partir de quinta-feira, 8 de maio, pondo termo a um bloqueio que estava a custar todos os dias milhões de euros ao sistema elétrico nacional, por não poder beneficiar dos preços grossistas mais competitivos da produção de Espanha.
Em comunicado, a REN indica que a capacidade de interligação estará limitada no sentido importador a 1000 megawatts (MW) no período de 8 a 12 de maio. É cerca de um terço do que Portugal estava a importar a 28 de abril no momento do apagão.
Recorde-se que nos últimos dias o sistema elétrico português vinha registando sobrecustos de mais de 30 euros por megawatt hora (MWh) face a Espanha (o equivalente a mais de 3 cêntimos por kWh) devido ao bloqueio das importações de eletricidade.
Em termos acumulados, desde o apagão, o sobrecusto para Portugal ascendeu a 14 milhões de euros.
Esta terça-feira a REN avançou ao Expresso que a decisão de restringir as importações resulta da monitorização da segurança do sistema elétrico e é tomada “sempre em coordenação com o Governo”.