A Porsche é novamente a marca do setor do Luxo mais conceituada junto dos consumidores portugueses, segundo o estudo anual da consultora On Strategy sobre a reputação das marcas. Com 71,5 pontos num total de 100, a marca lidera o ranking relativo a 2024, destacando-se entre as mais de mil marcas auditadas, relativas a 70 setores de atividade. Também a nível internacional a Porsche é a marca de luxo mais conceituada e mais valiosa, segundo dados da Brand Finance.

Na lista das marcas de Luxo com maior reputação, os três primeiros lugares são ocupados por icónicas marcas de automóveis: a seguir à Porsche vem a Aston Martin, com 74,8 pontos e a Bentley, igualmente com a mesma pontuação. As duas posições seguintes correspondem a marcas de relógios: as marcas suíças Hublot e Franck Muller.

Marcas de automóveis e de relógios lideram o top 10 das marcas de Luxo com maior reputação com seis presenças nas lista de 2024 da consultora On Stretegy.

A Ferrari é a quarta marca de automóveis na lista das mais reputadas, com 74,5 pontos, muito próxima das suas congéneres. A primeira marca portuguesa de luxo a aparecer no top tem é a Vista Alegre, marca de porcelanas exclusiva do grupo Visabeira, e que agora pertence também, em parte, ao futebolista Cristiano Ronaldo. A marca de automóveis Maserati, a Bang & Olufsen, marca dinamarquesa de equipamentos de som, e a Chanel, compõem o top 10.

Havaianas é a mais reputada nos Acessórios

Já no setor dos Acessórios, também analisado pela On Strategy a marca brasileira Havaianas, subiu esta edição ao lugar cimeiro no que diz respeito às marcas com maior reputação, tendo alcançado um total de 75 pontos. A Ray Ban, conhecida marca de óculos de sol está na segunda posição do top 10, com 74,6 pontos e a Swatch desceu da primeira posição da lista de 2023 para a terceira, com 74,5 pontos. A Samsonite está em quarto lugar com 74,4 pontos.

A primeira marca portuguesa a entrar na lista é a Parfois, marca criada por Manuela Medeiros, empreendedora do Porto, que expandiu a rede de lojas, atualmente perto de mil, além-fronteiras. Esta conquistou o quinto lugar junto dos consumidores inquiridos – cerca de 50 mil – com um total de 73,4 pontos. A Pandora, a Stone, a Foreva, a Accessorize e a Ecco são as restantes marcas presentes nesta lista.

Conheça a lista completa da On Strategy, na imagem em baixo.