O Aldi começou a testar um formato de cobrança aos clientes para entrarem no supermercado. A experiência está a ser feita numa loja da marca em Greenwich, no Reino Unido.

Os clientes pagam 10 libras (cerca de 12 euros), tendo de passar o cartão de pagamento à entrada (ou um QR code encontrado na aplicação da loja, à qual conectam o cartão), antes de atravessarem a porta do supermercado.

Se fizerem compras na loja, o valor é deduzido na despesa. No entanto, se não fizerem compras, ou fizerem compras num valor inferior a essas 10 libras, poderão ter de esperar vários dias até receberem o dinheiro de volta.

“O tempo de devolução é controlado pelo emissordo cartão (banco ou empresa de cartões de crédito”, pelo que, existindo alguma questão, o cliente deve contactá-lo”, afirma o Aldi.

A experiência está a ser feita numa loja self-service do Aldi, a chamadaShop & Go(que abriu em 2022), em que câmaras equipadas com inteligência artificial monitorizam os produtos levados pelos clientes, sendo o valor dos mesmos cobrado no cartão à saída.

O início desta cobrança na loja Aldi foi noticiado, no último mês, pela The Grocer, uma publicação especializada do setor, mas está agora a ganhar eco a nível internacional. Isto porque não se sabe se a experiência vai ser alargada a supermercados Aldi noutros países.

A SIC Notícias contactou o Aldi em Portugal para averiguar se há possibilidade e planos de implementar o mesmo formato em território português, mas não obteve resposta até ao momento.

Note-se que o Aldi do Reino Unido pertence ao grupo ALDI SÜD, mas, em Portugal, a marca é dependente do grupo ALDI NORD, que opera de forma independente.