
O IAPMEI anunciou que abrirá, a 21 de maio, o segundo aviso da medida “Apoio ao Desenvolvimento de uma Indústria Ecológica”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O apoio conta com uma dotação global de 32,5 milhões de euros e pretende incentivar o investimento industrial em tecnologias que contribuam para a transição climática.
Num comunicado difundido esta segunda-feira, a agência liderada por José Pulido Valente detalha que a medida - que está alinhada com as metas do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 e com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu - visa reforçar a capacidade de produção nacional em áreas como as energias renováveis, descarbonização e eficiência energética.
Podem concorrer ao incentivo empresas de qualquer dimensão ou setor de atividade, incluindo das regiões autónomas da Madeira e dos Açores. O IAPMEI atenta que cada empresa só pode apresentar uma candidatura e só se ainda não tiver sido beneficiária no aviso anterior. As inscrições decorrem entre 21 de maio e as 17h59 do dia 26 de junho.
Quanto ao tipo de projetos, devem estar relacionados com a produção de equipamentos associados a tecnologias como energia solar, energia eólica, biogás, baterias e bombas de calor. São ainda elegíveis projetos ligados à produção de componentes essenciais utilizados nesses equipamentos, assim como projetos para a produção ou recuperação de matérias-primas críticas, desde que não envolvam mineração ou extração.