
A Fundação Santander Portugal anunciou que, nos três anos de existência, já transformou a vida de 304 mil portugueses, com um investimento de 21,4 milhões de euros.
Em comunicado, a entidade, criada em 2022, detalha que mais de metade deste valor é dedicado ao investimento em educação. E refere que ao longo deste período, “ousou e construiu uma rede de professores, escolas, universidades, instituições e comunidades todos unidos pela mesma vontade de agir e acreditarem que a educação em Portugal precisa de ser repensada”.
De acordo com a Fundação Santander, em 2024, o investimento ascendeu a 7,8 milhões de euros, permitindo impactar mais de 153 mil pessoas, com uma atuação que se estende a todo o território nacional, incluindo os Açores e a Madeira. No apoio ao ensino superior, através de bolsas de apoio e programas que abrem portas a oportunidades internacionais, fomentam a investigação e preparam os estudantes para os desafios do mercado de trabalho, foram investidos 5,2 milhões de euros. A atuação da Fundação no ensino básico e secundário traduziu-se num investimento de 900 mil euros em 2024, através de projetos que reduzem desigualdades no acesso à educação, promovem metodologias inovadoras e fortalecem a literacia financeira desde cedo.
A presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa, sublinha que “como demonstra o nosso relatório, a educação é o melhor investimento que uma pessoa pode fazer em si própria, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento do País. Uma sociedade cresce quando ninguém fica para trás”.
Inês Oom de Sousa acrescenta que “o nosso maior orgulho, o que nos motiva, é sentir o impacto direto que tivemos ao longo de três anos na vida de tantas pessoas, a começar nas crianças e nos jovens, mas também nos adultos e no apoio aos professores, incentivando a que prossigam as suas carreiras no Ensino, porque são indispensáveis. Vamos continuar esse trabalho, há ainda muito que fazer”.
Para assinalar os três anos de atividade, a Fundação assinalou a data com um evento que contou como keynote speaker a professora de Neurodiversidade e Psicologia do Desenvolvimento na Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge e lidera o grupo de investigação do Play and Communication Lab, Jenny Gibson. Na sua intervenção a especialista realçou a importância e benefícios da brincadeira e do jogo na aprendizagem, educação e desenvolvimento das crianças e jovens. A Fundação tem promovido diversas iniciativas e projetos que promovem o Aprender através do Brincar, metodologia de aprendizagem que privilegia o brincar como ferramenta de aprendizagem com benefícios comprovados para ajudar as crianças a desenvolver competências essenciais para o futuro, como a comunicação, criatividade, colaboração e capacidade de resolver problemas.
A entidade presidida por Inês Ooom de Sousa também apoia a aprendizagem ao longo da vida e por isso investe em iniciativas de empregabilidade e desenvolvimento profissional, no reskilling e no upskilling, assegurando que cada pessoa tem as ferramentas necessárias para evoluir ao longo da vida. Além disso, promove o empreendedorismo como ferramenta de mudança social e económica, numa relação de colaboração com universidades, incubadoras e todo o ecossistema das start-ups.