O CaixaBank lançou um novo serviço para que todos os seus clientes empresariais, desde as PME às grandes empresas, possam verificar a sua pegada de carbono. O único requisito é que tenham medido previamente a sua pegada através da calculadora de CO2 da instituição financeira.

Com esta nova proposta, o CaixaBank acrescenta à sua solução de medição de emissões com a calculadora de CO2 para pessoas coletivas a possibilidade de completar o processo de gestão das suas emissões com a verificação da pegada, em colaboração com a AENOR.

Através deste serviço, as empresas poderão verificar as suas emissões em função do seu setor e da sua atividade específica. O processo de verificação rege-se pela norma internacional GHG Protocol e verifica a exatidão na medição das emissões de âmbito 1 e 2 em setores como a agricultura, os resíduos, o petróleo e o gás, os serviços e alguns setores industriais, e as emissões de âmbito 3, de forma voluntária, com um cálculo das emissões por cadeia de fornecimento, viagens e tratamento de resíduos.

“Este novo serviço de verificação da pegada de carbono oferece uma acreditação de terceiros que será utilizada para cumprir os futuros desenvolvimentos em matéria de regulamentação e comunicação ambiental”, explica o banco em comunicado.

O banco lançou em 2024 a calculadora de pegada de carbono, disponível no site e na aplicação do banco. A instituição explica que a ferramenta foi desenvolvida em conjunto com especialistas independentes e mede a pegada usando um mecanismo de cálculo verificado de acordo com padrões internacionais, para garantir precisão e conformidade com regulamentações e boas práticas ambientais.

A calculadora identifica as principais fontes de emissões diretas de GEE (como consumo de combustível em instalações e veículos) e fontes indiretas (como consumo de eletricidade e viagens de negócios), oferece comparações e recomenda melhorias para tomar decisões para reduzi-las.

“O CaixaBank não quer apenas ajudar as empresas a cumprir com as obrigações legais, mas também fornecer-lhes uma ferramenta para melhorar sua eficiência operacional e se tornarem mais sustentáveis. Este serviço pioneiro é mais um passo na estratégia do CaixaBank de fornecer informação e aconselhamento às empresas clientes para promover a implementação da sustentabilidade e apoiá-las no processo de descarbonização”, refere o banco.