
Segundo os dados hoje publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a diminuição da ajuda de assistência global ao desenvolvimento deveu-se à redução das contribuições para as organizações internacionais, à diminuição da ajuda à Ucrânia e ao corte das despesas com o acolhimento de refugiados.
Os montantes consagrados pelos países membros do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) da OCDE ascenderam a 212,1 mil milhões de dólares (cerca de 186 mil milhões de euros) em 2024, o que significa uma queda de 7,1% face ao ano anterior.
"É lamentável que a ajuda global ao desenvolvimento tenha diminuído em 2024, após cinco anos de crescimento contínuo. É ainda mais preocupante que alguns dos principais doadores tenham sinalizado reduções adicionais, e bastante significativas, nos próximos anos", afirmou o presidente do CAD, Carsten Staur.
As suas estimativas iniciais preveem uma queda da ajuda ao desenvolvimento de entre 9% e 17% este ano, relativamente ao ano 2024.
Num cenário de crescentes crises internacionais e de finanças públicas esgotadas, muitos países desenvolvidos anunciaram cortes na sua ajuda ao desenvolvimento nos últimos meses, incluindo a França e o Reino Unido.
Nos Estados Unidos (EUA), a chegada de Donald Trump à Casa Branca (presidência), em janeiro, levou a uma redução drástica da ajuda humanitária, tendo sido cortado 92% do financiamento para programas no estrangeiro da agência de desenvolvimento norte-americana, a USAID.
Esta organização tem um orçamento anual de 42,8 mil milhões de dólares (37,6 mil milhões de euros), o que representa 42% da ajuda humanitária desembolsada em todo o mundo.
A ajuda à Ucrânia foi particularmente afetada pelos cortes observados em 2024 pela OCDE: caiu 16,7% em termos reais. Devido à invasão russa, a ajuda ao país tinha aumentado de 807 milhões de euros para 14 mil milhões de euros entre 2021 e 2022.
Apesar do declínio registado em 2024, a ajuda oficial ao desenvolvimento em todo o planeta continua quase 25% acima do nível de 2019, especifica a OCDE.
PMC // SCA
Lusa/Fim