
A comunidade da NASCAR teve uma temporada bastante emocionante, com uma variedade de pistas de corrida a desenrolar-se diante deles. Desde a pista super-curta BGS até ao circuito de estrada em COTA, os superspeedways de Daytona que fazem aumentar a adrenalina, a pista de uma milha de Phoenix e até mesmo a intermediária na recente corrida de Las Vegas. Os produtos de corrida têm sido impressionantes, com a corrida na Cidade do Pecado a destacar-se, graças à contribuição dos pneus da Goodyear. William Byron, uma figura proeminente no campo da NASCAR, partilhou recentemente as suas perspetivas perspicazes sobre isto.
A combinação de pneus bem-sucedida na corrida de Las Vegas foi um esforço conjunto da NASCAR e da Goodyear. O pacote de pneus consistia no pneu do lado direito da corrida de Las Vegas do ano anterior e um pneu do lado esquerdo mais macio para aumentar o desgaste. Esta combinação era idêntica à utilizada em Charlotte, Darlington e Homestead Miami na temporada passada. Recorde-se da corrida de Homestead, onde Tyler Reddick manobrou habilmente do fundo do pelotão para conquistar a vitória, possibilitada pelo desgaste dos pneus que facilitou as ultrapassagens. Isto levou a 33 mudanças de liderança entre 11 pilotos, um cenário semelhante ocorreu em Las Vegas, impressionando Byron e outros.
Na corrida de Las Vegas, Daniel Suarez estava numa posição promissora para vencer. No entanto, a estratégia superior de pneus de Josh Berry levou-o a ultrapassar o piloto da Trackhouse Racing, garantindo à Wood Brothers Racing a sua 101ª vitória. Apesar da corrida emocionante e das louváveis 32 mudanças de liderança, surgiram questões sobre se a NASCAR poderia melhorar ainda mais a corrida aumentando o desgaste dos pneus.
Em resposta a isto, Byron notou: “Acho que o pneu na pista intermediária desgasta-se bastante. Claro que pode desgastar-se mais. Mas estamos um pouco no limite de estourar pneus ou de pneus à beira de estourar. E, honestamente, os pneus em Vegas estavam a descer para o limite se o teu equilíbrio estivesse desequilibrado. Alguns pilotos estouraram pneus. Senti que as corridas em pista intermediária têm sido realmente boas. Honestamente, não acho que precisemos de mexer nisso.”
Falando sobre o atual estado intermédio das corridas na NASCAR, Byron, que teve uma impressionante atuação em Vegas, incluindo uma vitória em 2023 e um recente quarto lugar, acredita que o tempo pode impactar significativamente o produto das corridas. Ele é da opinião que corridas mais quentes, onde a pista é mais escorregadia, podem oferecer uma experiência mais emocionante.
A próxima corrida no Homestead Miami Speedway verá os mesmos pneus que foram usados em Vegas, o que deixa Byron satisfeito. Ele tem enfatizado a importância dos testes de pneus para melhorar a compreensão da equipa sobre diferentes conjuntos de pneus e fazer alterações mais eficazes durante as corridas.
Denny Hamlin, outro piloto da NASCAR, partilhou as opiniões de Byron sobre o Las Vegas Motor Speedway. Ele destacou a diferença dramática entre as condições de qualificação e corrida devido a alterações nos níveis de aderência, enfatizando a necessidade de uma melhor adaptação.
Esta temporada começou bem para Byron, com vitórias consecutivas nas 500 Milhas de Daytona. Apesar de enfrentar uma forte concorrência e desafios estratégicos, o seu foco permanece em conquistar a vitória em Miami. Dado o seu desempenho médio de 7,3 em Homestead, espera-se que seja um forte concorrente.
Stu Grant, gerente geral de pneus de corrida globais da Goodyear, destacou recentemente a importância da estratégia de pneus em Homestead. Ele observou: “Homestead tem uma superfície de desgaste elevado que leva a alguns fatores que tornam as corridas boas. Primeiro, o desgaste elevado resulta numa maior queda no tempo de volta, o que significa que a gestão de pneus entra em jogo e vemos mais ‘comers’ e ‘goers’ ao longo do campo durante uma corrida.”
À medida que a comunidade da NASCAR aguarda a corrida de Homestead, todos os olhos estarão em Byron para ver se ele consegue aproveitar a estratégia de pneus para garantir uma vitória.