
Pela terceira vez em 2025, foi a Ferrari que conquistou a posição mais alta do pódio ao vencer as seis horas de Spa. Quem passou a meta em primeiro foi o #50, que também marcou a pole position. Foi seguido pelo carro irmão #51 e a fechar o pódio, o Alpine #36. Nos GT3, quem ganhou à categoria foi o Ferrari da Vista AF Corse #21, seguido pelo Ford Proton Competition #88 e na terceira posição o segundo Ferrari Vista AF Corse #54.
Foi mais uma emocionante corrida onde houve luta em todos os momentos pelas mais variada posições. Por isso, deixamos aqui os vencedores e perdedores destas seis horas do WEC Spa.
Alpine a dar luta desde o início
Quem não repara no desenvolvimento dos Alpine, está a viver debaixo de uma pedra. Em três corridas, o #36 conseguiu dois pódios e o carro irmão não acaba assim tão longe. Desde bem cedo na corrida que a Alpine andou em luta com os Ferrari para conseguiu manter a posição de pódio e fez esta extraordinária ultrapassagem por dentro e conseguir manter a posição.
A ação de várias classes diferentes
É algo característico de qualquer corrida que tenha mais que uma classe a correr em simultâneo. Neste caso, o BMW #15 e ambos os Peugeot ficaram presos atrás dos GT3 e até tiveram de ultrapassar pela relva, como fez Kevin Magnussen no carro alemão. É isto que também dá emoção à corrida.
Primeiro Safety-Car em pista
O BMW #31 da WRT já estava na gravilha com a entrada do VSC e, ao mesmo tempo, o Akkodis #87 também parou na relva mais à frente. Com dois carros paradas, foi preciso um Safety-Car para os retirar, principalmente ao Lexus. Foi a primeira entrada do carro de segurança nesta corrida.
Tudo muito junto e emocionante
Quem diria que iriamos ver um Ferrari, Peugeot e BMW em luta direta por posição na reta de Kemmel? E o melhor de tudo foi que quem saiu melhor foi mesmo o Peugeot, que concretizou uma dupla ultrapassagem pela quarta posição.
Segundo Safety-Car em pista e acidente feio
Se a primeira presença do carro de segurança foi com dois carros parados em pista, a segunda foi bem pior. O McLaren #95 da United Autosport bateu muito forte no muro depois de um toque com o Mercedes #60 da Iron Lynx e ficou destruído, sem possibilidade sequer se recuperar. O piloto, felizmente, saiu ileso.
Recomeço de pedir por mais
Com mais uma bandeira verde a dar a corrida como reiniciada, a ação estava de volta à pista, com o Hypercar a darem espetáculo entre eles. O Toyota tentava fazer uma ultrapassagem, mas acabou por queimar a travagem e caiu para a sétima posição. Enquanto isso, quem liderava a corrida era a Peugeot, seguida da Alpine e dos Ferrari.
A desejada quarta posição
Com menos de uma hora para o final da corrida, começa a intensificação da luta entre os GT3 pelos lugares de pódio ou dentro do Top 5. No caso, a luta era para a quarta posição entre o BMW #46 e ambos os Ford #88 e #77. Bernardo Sousa, que estava no segundo Ford, teve mais azar ao sair para a gravilha depois de passar a primeira curva e caiu uma posição.
A corrida terminou com a vitória de ambos os Ferrari nas suas categorias. A próxima corrida será em Le Mans, nos dias 14 e 15 de junho.