A arbitragem do AZ Alkmaar-Benfica, na UEFA Youth League, foi visada por Vítor Vinha. O treinador da equipa jovem das águias queixa-se um lance que, acredita, podia ter mudado o rumo do jogo - que ditou a eliminação do Benfica. "Tivemos uma grande oportunidade, depois há um adversário que pisa claramente um jogador nosso, e aqui uma decisão de arbitragem também podia ter pendido para o nosso lado, e deixado o adversário a jogar com menos um", diz, em declarações aos meios do clube.

O treinador dos juniores do Benfica referia-se a uma entrada de Boogaard sobre Martim Ferreira, aos 25 minutos. O árbitro norueguês Mohammad Usman Aslam mostrou cartão amarelo ao médio do AZ Alkmaar.

Ainda assim, Vinha reconhece que os holandeses foram mais competentes na hora de se decidir desde a marca dos onze metros. "Foi um bom jogo, um jogo aberto do princípio ao fim. No último lance do jogo praticamente temos uma oportunidade para fazer 2-3, uma boa defesa do guarda-redes a remate do Varela, e depois nos penáltis caiu para o lado deles, não fomos tão competentes, e eles foram mais", avaliou, antes de revelar a conversa que teve com os jogadores ao intervalo.  

"Entrámos muito bem no jogo, fizemos um golo e tivemos uma grande oportunidade para dilatar a vantagem. Mantivemo-nos bem: organizados, estáveis, não concedemos muito ao adversário na 1.ª parte. Aqui ou ali, com uma decisão melhor, podíamos ter chegado mais à frente e ao último terço em melhores condições para finalizar e para dilatar a vantagem. Falámos [ao intervalo] do que iria acontecer, uma entrada forte do AZ Alkmaar, e num lance em que temos uma grande oportunidade para fazer o 0-2, acabámos por sofrer o empate. Desorganizámos-nos um pouco, acusámos um bocadinho o golo, sofremos logo a seguir o 2-1- Passámos 15 minutinhos em que não estivemos tão bem. E no último lance do jogo, praticamente, temos uma oportunidade para fazer 2-3, uma boa defesa do guarda-redes a remate do Varela", contou. 

Apesar da eliminação nos 16 avos, o treinador revela-se orgulhoso do percurso da equipa jovem. "Parabéns à nossa equipa, aos nossos jogadores, temos de estar orgulhosos daquilo que fizeram. Fizemos uma Youth League muito, muito competente e muito meritória. Fizemos uma fase de grupos muito boa, onde perdemos um jogo com um jogador a menos, mas mesmo nesse jogo tivemos oportunidades, e acabamos por sair da Youth League com um empate, e depois a derrota nos penáltis. Há que realçar o espírito da equipa, o espírito dos jogadores, sempre a perceber aquilo que o jogo estava a pedir, a manterem-se focados. Tivemos oportunidades para conseguir mais do que este empate, e depois a derrota nos penáltis. Infelizmente não nos sorriu, e sorriu ao adversário, mas obviamente que é um jogo de grande crescimento da nossa equipa", avaliou.

Por fim, Vítor Vinha deixou uma mensagem aos benfiquistas. "Foi fantástico ter adeptos num jogo com este frio, num campo difícil... Ter adeptos ali desde o início a puxar por nós, a apoiar os nossos jogadores, isto é o Benfica, é fantástico, e, portanto, os nossos miúdos também têm de crescer com isto, têm de perceber que estamos num clube de uma grande dimensão, que vamos ter gente em todo o lado a apoiar-nos, e, portanto, temos de corresponder", terminou.