
O neerlandês Max Verstappen (Red Bull) foi este sábado o mais rápido na qualificação para o Grande Prémio da Arábia Saudita de Fórmula 1, quinta ronda da temporada, enquanto o britânico Lando Norris (McLaren) se despistou contra o muro.
Verstappen, que já tinha saído do primeiro lugar da grelha no GP do Japão, bateu o recorde do circuito citadino de Jeddah com o tempo de 1.27,294 minutos, deixando na segunda posição o australiano Oscar Piastri (McLaren), a apenas 0,010 segundos, com o britânico George Russell (Mercedes) em terceiro, a 0,113.
"Não esperava estar na pole. O carro ressuscitou esta noite. Tornou-se mais divertido de guiar. Ser primeiro é a melhor posição para a corrida de amanhã [domingo]. Mas vai ser difícil mantê-los atrás", sublinhou o piloto neerlandês, tetracampeão em título, depois de ter batido o recorde do circuito.
Esta é a segunda 'pole position' do ano para Verstappen, 42.ª da carreira, apesar de este ano não ter o carro mais rápido do pelotão, naquela que foi a diferença mais curta entre primeiro e segundo classificados este ano.
"Desta vez, tivemos uma qualificação sólida, muito melhor do que a que tivemos no Bahrain [na ronda anterior, em que foi sétimo]", sublinhou.
A sessão ficou marcada pelo acidente do britânico Lando Norris (McLaren), líder do campeonato à partida desta prova.
O piloto britânico perdeu o controlo do seu McLaren ao passar por cima do corretor ao lado do asfalto, acabando por ir embater no muro de betão que delimita o circuito, quando fazia a primeira tentativa de volta rápida já na terceira fase da sessão de qualificação, a faltarem 8.32 minutos para a bandeirada de xadrez.
Desta forma, Lando Norris não conseguiu marcar tempo, pelo que partirá do 10.º lugar da grelha.
A sessão teve de ser interrompida, numa altura em que Piastro liderava a tabela de tempos e Verstappen seguia numa volta lançada.
No recomeço, Max Verstappen colocou-se em primeiro, com apenas um milésimo de vantagem sobre Piastri. George Russell surpreendeu logo a seguir, ao bater o tempo do neerlandês, mas rapidamente foi destronado por Piastri.
Até que Verstappen fez nova tentativa, retirando a possibilidade de Piastri sair da 'pole position' pela terceira vez este ano em cinco provas.
"Antes da sessão, teria aceitado o terceiro lugar. Depois da sessão, fica um sabor agridoce. O Max fez um trabalho incrível outra vez", frisou George Russell.
O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) sairá da terceira posição, seguido do italiano Kimi Antonelli (Mercedes) e do espanhol Carlos Sainz (Williams). Ou seja, há cinco equipas diferentes nas seis primeiras posições.
O britânico Lewis Hamilton (Ferrari) sairá do sétimo lugar, tendo sido batido pelo companheiro de equipa em mais de seis décimas de segundo.
O japonês Yuki Tsunoda (Red Bull) é o oitavo, a 0,9 segundos do companheiro de equipa e autor da 'pole'.
A corrida disputa-se no domingo, pelas 18:00 (hora em Lisboa).