
Depois de duas derrotas, o Arouca desloca-se este domingo ao Estádio da Luz para defrontar a equipa em melhor forma em Portugal. Ainda assim, apesar do respeito pela força do Benfica, Vasco Seabra deixou a promessa de que a sua equipa vai lutar para vencer.
"Se eu lhes propusesse algo que não fosse lutar pelos três pontos eles davam-me um tiro, felizmente. Por isso, é um jogo difícil, um jogo contra o líder do campeonato. Concordo que acho que está no melhor momento da época. Bem treinado, equipa muito motivada. Vem de uma vitória importante também num jogo contra um rival e, portanto, sabemos que vamos ter um estádio todo a levar o Benfica para a frente e que nós temos o espírito fantástico de lutarmos pelos três pontos. Estamos num clube que também é assim. É um clube que luta diariamente para se afirmar, para ser um clube lutador que consegue conquistar coisas que ninguém esperaria", considerou Vasco Seabra, lembrando as coisas boas que o seu Arouca também tem conquistado ultimamente.
"Se há 15 anos dissessem que o Arouca ia estar na 1.ª Liga, sustentado da forma que está, provavelmente 99,9 por cento das pessoas não acreditaria. Nós agarramos os valores do clube. Enquanto equipa queremos ser uma equipa ambiciosa, sempre. Lutamos sempre por vencer. Depois as incidências do jogo podem-nos dizer outras coisas, mas a verdade é que temos a ambição de conseguirmos retirar a bola ao Benfica, pressionar, ser uma equipa personalizada como temos vindo a ser, de há muitos jogos para cá também, e mostrarmos a qualidade individual e coletiva que temos", lembrou o treinador, lamentando apenas as baixas que tem no grupo.
"Nós gostaríamos de termos sempre todos disponíveis. É uma evidência, não vale a pena fugir disso, porque seria também atirar areia para a cara das pessoas e isso não é verdadeiro. Mas a realidade é que nós conhecemos o nosso plantel e conhecemos aquilo que são as relações que criamos. Temos jogadores a voltar, temos jogadores também num momento de forma crescente e acreditamos muito naquilo que temos vindo a fazer. Infelizmente sentimos que os resultados têm sido mais penalizadores para nós perante aquilo que nós temos produzido e pelas exibições que temos construído, mas a verdade é que nós temos uma dinâmica de grupo muito forte, temos uma aura interna muito grande, temos uma alegria gigante no balneário e treinamos muito bem", frisou Vasco Seabra, acrescentando que o segredo para o sucesso na Luz será aproveitar tudo aquilo que o jogo der: "A equipa treina sempre de forma muito competitiva e, portanto, sentimos que vamos com argumentos suficientes para podermos acreditar em nós, sabendo que vamos ter um adversário muito difícil, não há como negá-lo, mas sabendo que temos de espreitar por aquilo que são os nossos buraquinhos de podermos sair, as nossas formas de podermos combater todos juntos, de podermos lutar todos juntos e de podermos andar sempre com essa ambição de tentarmos adiar o golo do Benfica, tentando obviamente ter o nosso golo o mais rápido possível e, se possível, mais do que um. É sempre nessa expectativa que vamos refugiar-nos juntos e lutarmos juntos para depois podermos sair também juntos e tentarmos chegar à beleza do Benfica, criando incómodo e criando confiança em nós mesmos."
Vasco Seabra não acredita é que os recentes casos a envolver Di Maria e Bruma tenham alguma influência no desenrolar do encontro. "Não acredito. São equipas que me parece que estão habituadas a tudo o que são ruídos externos. Não acredito que tenha influência para aquilo que é a dimensão do jogo. É também uma equipa que neste momento alcançou o primeiro lugar, vinha numa luta grande para poder alcançá-lo, por isso acredito que essa motivação será muito maior e terá muito mais impacto do que tudo o que seja ruídos externos. Focamo-nos muito naquilo que é a dificuldade que vamos ter. Sabemos que vamos ter muitas dificuldades, vamos passar por momentos difíceis, mas sabemos que queremos também conseguir proporcionar um espetáculo fantástico, que as pessoas sintam que é o Arouca que está ali, que é o Arouca que tem personalidade, que também cria dificuldades ao Benfica e que no final sejamos muito orgulhosos daquilo que fizemos. Se possível com o maior número de pontos do nosso lado, se possível os três, que é aqueles que a gente quer trazer para cá", vincou.