
O Varzim venceu, na tarde deste sábado, o Fafe (5-3) no último jogo da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3, mas o triunfo não foi suficiente para alcançar o playoff de promoção.
Os Lobos do Mar dependiam de um deslize do Belenenses, que jogava à mesma hora, mas a equipa de Lisboa conseguiu carimbar um empate frente ao Lusitânia de Lourosa, terminando assim na terceira posição - no lugar de acesso ao playoff -, com mais um ponto do que o Varzim.
Num jogo de nervos, o Varzim entrou na partida a perder, após um golo de grande penalidade de Tiago Leite. Mas, ainda na primeira parte, conseguiu estabelecer a igualdade no marcador através de um remate de primeira de Cláudio Araújo. O jogador do Varzim foi a figura do duelo, tendo apontado um poker.
Logo no início do segundo tempo, Cláudio Araújo voltou a mexer no marcador e após uma saída em contra-ataque colocou a equipa em vantagem - apontando o seu segundo golo da partida. O Fafe respondeu de imediato à desigualdade e, ao minuto 50, igualou a partida por Picas.
Cláudio Araújo, mais uma vez, voltou a colocar o Varzim em vantagem apontando dois golos perto dos 60 minutos - o seu terceiro e quarto golo da partida.
Nos minutos finais, ainda houve tempo para mais um golo para cada equipa: ao minuto 80 foi a vez de Tiago Leite (Fafe) bisar, e, ao minuto 90+4, Lourenço Henriques selou a vitória do Varzim, apontando o quinto da equipa.
Apesar da esperança até ao fim, o resultado no duelo Belenses- Lusitânia impediu o Varzim de lutar pela subida à II Liga.
* por Tânia Melo