
O Vitória de Guimarães venceu o Vizela por 1-0, na meia-final do Torneio de Verão da Póvoa de Varzim, graças a um golo do capitão Tiago Silva e a uma 2.ª parte onde soube tirar partida da superioridade do seu plantel em relação à equipa da Liga 2.
A 1.ª parte não evidenciou a diferença de escalões entre as equipas, que ambas tiveram oportunidades para marcarem, ainda que escassas. A maior ameaça inicial veio mesmo do Vizela: Bright Godwin (8’), num pontapé de canto, quase aproveitou uma saída em falso de Juan Castillo da baliza, mas o reforço da baliza vimaranense recuperou a tempo de fazer uma boa defesa.
Gustavo Silva, sempre muito solicitado, aproveitou a velocidade para muitas vezes se soltar na frente e fazer cruzamentos. Um deles encontrou o calcanhar de Nélson Oliveira e o internacional português ficou muito perto de fazer um grande golo (39’).
A esperada revolução
Luís Pinto alterou o xadrez da equipa do Vitória e fez entrar, acima de tudo, o capitão Tiago Silva e o imprevisível Telmo Arcanjo. O ex-jogador do Tondela chamou o protagonismo para si, quase todas as jogadas de ataque passavam por ele, que correspondia.
Arcanjo protagonizou logo a primeira grande oportunidade do segundo tempo: recebeu na ala direita, puxou para dentro invadindo o espaço entrelinhas e fez um forte remate (47’) que obrigou Antonio Gomís a aplicar-se.
A diferença de rodagem das equipas começou a fazer sentir-se: o Vizela realizava o primeiro jogo de pré-época, o Vitória fazia o quarto e aproveitando a já notória superior qualidade técnica, dominou o adversário até chegar ao golo.
Telmo ofereceu uma bela prenda a Oumar Camara (53’), que não a soube aproveitar, atirando ao lado em zona privilegiada. 69 minutos de jogo e de novo Arcanjo, a fazer um cruzamento venenoso para a área, com o lance a terminar com um perigoso remate de Rodrigo Duarte, mas ao lado.
O golo finalmente surgiu aos 71’ e a maior surpresa foi o facto de Arcanjo não ter participado na jogada. Luís Pinto sempre quis ver a sua equipa a pressionar a saída de bola vizelense e isso teve frutos quando Rodrigo Duarte, muito astuto, roubou a bola ao adversário e ofereceu-a a Tiago Silva, que fuzilou a baliza do Vizela.
Depois, há que dar mérito à equipa de Ricardo Sousa, que soube causar alguma aflição ao Vitória, que já afastava o perigo de qualquer maneira. Mas até final, José Bica, sempre ávido para mostrar serviço, ainda assustou Gomís com um remate forte e colocado, mas bem defendido pelo guarda-redes espanhol.
Final é com o Aves SAD
Antes deste jogo, num relvado já desgastado do Estádio do Varzim, o Aves SAD venceu a equipa da casa nos penáltis e carimbou bilhete para a final deste Torneio de Verão, onde vai então encontrar o Vitória de Guimarães este domingo às 19.00 horas. Três horas antes, Varzim e Vizela vão lutar pelo terceiro lugar.