Intenso. Duro. Surpreendente. São estas as palavras que, certamente, melhor caracterizarão o empate a um golo entre Torreense e Benfica, no primeiro jogo da segunda volta da Liga BPI.

A turma de Filipa Patão ainda não havia perdido qualquer ponto na atual edição do campeonato, mas as comandadas de Gonçalo Nunes mostraram ter a estratégia bem afinada para dar a volta ao rumo das contas.

Desde cedo, o emblema de Torres Vedras mostrou qual seria a tarefa ofensiva: bola em profundidade para o espaço aberto nas costas da defesa do Benfica e seguir até à baliza para incomodar ao máximo Lena Pauels.

Cristina Martín-Prieto ainda celebrou golo, no decorrer da primeira parte, mas a espanhola estava em posição irregular no momento da assistência de Marit Lund - numa jogada idêntica à estratégia aplicada pelo Torreense.

A partir daqui, o aviso foi premente da parte do emblema da casa face a uma defesa das águias algo passiva nos momentos mais decisivos - que o diga o golo de Janaína Weimer, onde Catarina Amado não teve força suficiente para cortar a bola, mas igualmente outras ocasiões perigosas criadas na área do Benfica.

Os erros foram acumulando com o passar do tempo nas tentativas de construção das tetracampeãs nacionais. Os passes falhados, os cruzamentos sem direção e alguma falta de visão de jogo foram assoberbando as águias que, apenas nos últimos 20 minutos, conseguiu encostar o Torreense à sua área.

Janny Belém, que se mostrou algo nervosa na primeira parte, negou por duas vezes o golo às águias, mas, já para lá do tempo regulamentar, um pontapé livre muito bem executado por Anna Gasper deu origem a um cabeceamento certeiro de Carole Costa para o resgate de um ponto.

Esta foi a primeira perda de pontos no Benfica na atual edição da Liga BPI, que segue líder com 34 pontos - mais seis do que o Sporting (que tem um jogo por disputar). O Torreense segue como a maior surpresa deste campeonato, numa noite em que, pela primeira vez, conseguiu pontuar diante das águias. O emblema azul-grená segue em quarto lugar com 22 pontos - menos quatro do que SC Braga ((que tem um jogo por disputar).