O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu razão a Kris Meeke no processo que tinha dado entrada, em novembro passado, relativamente à não atribuição do título de campeão do CPR (Campeonato de Portugal de Ralis) de 2024 ao piloto britânico, em consonância com o artigo 62.º n.º 2 do Regime Jurídico das Federações Desportivas, que aponta que "no caso de modalidades individuais, só podem ser atribuídos títulos a cidadãos nacionais".

O TAD refere que a norma em causa do RJFD, "que se reputa inconstitucional, afigura-se atentatória da verdade desportiva, princípio basilar e fundamental de qualquer competição desportiva". "Admitido a competir, o Demandante obteve mais pontos do que todos os demais competidores do campeonato nacional em que participou, devendo ser-lhe concedido o título de campeão nacional, sob pena de uma inaceitável distorção da verdade desportiva", pode ler-se.

"Pelo exposto, este Colégio Arbitral julga, por maioria, nos termos e fundamentos supra expostos, procedente a presente instância arbitral, e, em consequência decide determinar que seja atribuído o título de campeão nacional de CPR 2024 ao atleta Kris Meeke", refere o acórdão da decisão do TAD.

Kris Meeke já reagiu à decisão do TAD. "Estou mais feliz pela Hyundai Portugal e pela Sports & You porque para eles é uma questão de princípio. Com a quantidade de investimento deles no campeonato português, estou muito contente por todos eles e foram eles que lidaram com todo o processo", referiu, em declarações ao 'DirtFish'.

"Para mim, honestamente, não faz diferença. Colocar uma etiqueta no meu nome não faz a mínima diferença para mim - seja campeão português ou não, não importa. Eu apenas divirto-me a pilotar, então esses rótulos não significam nada para mim. O trabalho foi feito e desfrutei disso, mas estou muito feliz pela Hyundai Portugal e pela Sports & You", referiu.

Recorde-se que Kris Meeke saiu da equipa Hyundai Portugal no final da época de 2024 e, este ano, ingressou na equipa Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, onde irá também competir no Campeonato de Portugal de Ralis.