Os Oklahoma City Thunder igualaram esta quarta-feira as meias-finais da Conferência Oeste da NBA, após derrotarem os Denver Nuggets (149-106), com um recorde de 87 pontos marcados na primeira parte.

Os Thunder conseguiram a melhor primeira parte da história dos play-offs da NBA, superando os 86 pontos dos Cleveland Cavaliers frente aos Boston Celtics, no quarto jogo da final de 2017, igualando ainda o melhor registo numa só parte, que pertencia aos Milwaukee Bucks, igualmente sobre os Nuggets em 1978.

Depois da derrota em casa no primeiro jogo, os Thunder, melhor equipa da fase regular, não permitiram o 2-0 aos Nuggets e ao intervalo já venciam por 31 pontos (87-56), com os 149 com que terminaram o encontro a estabelecerem, igualmente, um recorde da franquia em jogos dos play-offs.

Num confronto entre os dois grandes candidatos à conquista do prémio de jogador mais valioso (MVP) da fase regular, o canadiano Shai Gilgeous-Alexander (34 pontos e oito assistências) levou a melhor sobre o sérvio Nikola Jokic (17 pontos, oito ressaltos e seis assistências).

Além do base, mais sete jogadores dos Thunder, que se tornaram a primeira equipa a vencer dois encontros nos mesmos play-offs por mais de 40 pontos, atingiram, pelo menos, a dezena de pontos, com destaque para Chet Holmgren, com 15 pontos e 11 ressaltos. Nos Nuggets, o suplente Russell Westbrook foi o melhor marcador, com 19 pontos.

O terceiro jogo da meia-final acontece este sábado (10/05), em Denver.

Em situação muito complicada estão os campeões Boston Celtics, que, sem o português Neemias Queta, voltaram a perder em casa frente aos New York Knicks, por 91-90, com a equipa de Nova Iorque a passar a ter uma vantagem de 2-0 e a receber os dois próximos encontros da meia-final da Conferência Este.

Já no último período, os Knicks estiveram a perder por 84-68, com 8.40 minutos por jogar, mas conseguiram impedir os Celtics de marcar qualquer lançamento de campo (a equipa de Boston falhou 13 tentativas consecutivas) até 18,5 segundos do final.

A 12,7 segundos do final, Jalen Brunson colocou os Knicks na frente, com dois lançamentos livres, antes de Mikal Bridges, tal como havia acontecido no primeiro encontro, conseguindo um roubo de bola decisivo nos instantes finais.

Josh Hart (23 pontos) e Kart-Anthony Towns (21 pontos e 17 ressaltos) foram os melhores jogadores da equipa de Nova Iorque, com Derrick White e Jaylen Brown, ambos com 20 pontos, a disfarçarem mais uma noite difícil dos Celtics, que voltaram a estar desastrados da linha de três pontos (10 em 40 tentados), naquela que foi a sua grande arma na fase regular.

O terceiro jogo joga-se em Nova Iorque, também no sábado (10/05).