Rui do Passo, vice-presidente do Benfica, considera que o clube deve começar a pensar na construção de um novo estádio, com uma capacidade superior aos 70 mil lugares. Em entrevista à BTV, o dirigente apontou aos 120 mil lugares e defendeu que o atual recinto seja utilizado pelo futebol feminino e pelo râguebi.

À boleia das inovações tecnológicas introduzidas no clube, em particular no Estádio da Luz, e de projetos a longo prazo, Rui do Passo revelou que sonha com uma nova casa, que "tem de ter a capacidade mítica que está cabeça de todos os benfiquistas, os 120 mil lugares", acrescentando: "Está a fazer 70 anos do antigo estádio. Falamos da capacidade de chegar aos 70 mil, mas recordamos todos que a capacidade é de 120 mil."

De acordo com o dirigente, o atual estádio, que será palco de uma meia-final do Mundial'2030, não pode crescer muito mais. "Neste estádio, não podemos ir mais além dos 70 mil, por questões de segurança, comodidade e regulamentação. Temos de começar a pensar num novo estádio. Este estádio começa a esgotar-se", argumentou.

Questionado se seria uma ideia para o longo prazo e sobre projetos para as próximas décadas, o 'vice' das águias foi taxativo. "O longo prazo está logo ali", atirou, vendo utilização para o atual. "Há duas modalidades em que queremos estar mais fortes, o futebol feminino e o râguebi. Este estádio pode ficar como casa do futebol feminino e do râguebi. Quero sonhar com assistências de 40, 50 e 60 mil a ver jogos de râguebi e futebol feminino. Devemos começar a sonhar com um novo estádio", insistiu.

Rui do Passo não duvida da capacidade em encher um recinto de grandes dimensões. "Temos camarotes cheios e com listas de espera. Temos lugares executivos com listas de espera. Temos red pass com uma brutal lista de espera. Fazendo contas por alto, não é difícil passar de 45 mil red pass para 70 mil, de 5 mil lugares executivos para 10 mil e de 150 camarotes para 300. Temos uma lista de espera para comprar já na planta estes lugares. É muito possível começar a pensar seriamente num projeto destes."

A 30 de novembro, véspera de se completarem 70 anos do antigo recinto das águias, Rui Costa anunciou o aumento da capacidade do estádio, dos 65 mil para os 70 mil lugares. Esse projeto será concretizado até 2026/27. No último verão já foram adicionados 950 cadeiras, sendo que o plano aponta a mais 3 mil na próxima temporada. Só para red pass, há uma lista de espera de quase 17 mil sócios. A construção de um novo estádio está nesta altura fora da agenda.

Quase 400 mil sócios

Na mesma entrevista, Rui do Passo anunciou que o clube está perto de chegar aos 400 mil sócios, algo que acontecerá até 28 de fevereiro próximo, dia em que se comemoram os 121 anos das águias. "Estamos a caminho dos 400 mil sócios. O último [número] de que tive conhecimento foi o 392.202. Acredito que até à data do nosso aniversário estaremos nos 400 mil. Se não estivermos, andaremos lá perto. Temos cerca de 100 sócios por dia, 3 mil por mês. Em 2023, tivemos mais 44 mil. É um força tremenda!", explicou, defendendo "muito cuidados nas contas". "Temos de ter sustentabilidade financeira", sublinhou.