Mais uma tarde cheia de futebol na Bundesliga. Cinco jogos disputaram-se durante a tarde deste sábado em simultâneo. Entre os cinco destaca-se o empate do Bayer Leverkusen na receção ao Union Berlin e a vitória surpreendente do Hoffenheim sobre o Mainz que ocupa a quinta posição do campeonato.

«Adeus bicampeonato?»

Com Diogo Leite no onze titular, a formação da capital alemã deslocou-se ao BayArena, casa do atual campeão alemão, e aguentou o nulo durante todo o encontro.

Apesar da maior posse de bola e do maior número de remates, a verdade é que os comandados por Xabi Alonso - com Grimaldo a titular - nunca ameaçaram verdadeiramente a baliza de Ronnow, não existindo sequer lances dignos de destaque.

Este era um jogo importante para os farmacêuticos porque ainda hoje, ao final da tarde, há um Bayern - Borussia Dortmund, jogo em que os bávaros podem escorregar e através do qual o Leverkusen podia aproximar-se na corrida pelo título.

Em caso de vitória do Bayer e derrota do Bayern, a distância ficaria em apenas três pontos. Com este empate, e caso os de Munique vençam o Der Klassiker, o fosso pode chegar aos oito pontos.

Hoffenheim & Companhia

O Hoffenheim recebeu o Mainz - uma das boas surpresas deste campeonato - na PreZero Arena e venceu por 2-0. A turma orientada por Christian Ilzer bem precisava desta vitória para respirar de forma mais confiante na luta pela permanência.

Kramaric abriu a contagem aos quatro minutos, depois de um grande passe do jovem Bazoumana Toure. O costa-marfinense rompeu a área do Mainz pela direita e serviu o avançado croata ao segundo poste. A receita foi tão eficaz que os mesmos intervenientes decidiram testá-la novamente.

Desta feita o relógio marcava os 32 minutos. Mais um contra-ataque do Hoffenheim, Toure arrancou sobre a direita, viu Kramaric a romper por dentro, colocou-lhe o esférico e...? 0-2. Estava feito o resultado final. O Mainz bem tentou até ao final do encontro, mas o marcador não sofreu mais alterações.

Em Bochum, o Augsburg venceu a formação da casa por 1-2 e com menos um em campo! Samuel Essende - ex-Vizela - abriu a contagem na primeira metade (16') a favor dos visitantes, vantagem essa que seria desfeita aos 60' por Hofmann.

Com o 1-1 no marcador, e menos um jogador em campo - Maier recebeu ordem de expulsão direta aos 81' - o Augsburg chegou ao golo da vitória perto do apito final. Mert Komur, assistido por Phillip Tietz, levou à loucura os adeptos presentes no Vonovia Ruhrstadion.

O Borussia M'Gladbach perdeu por 1-2 na receção ao Freiburg e caiu para a sétima posição da Bundesliga. A equipa da casa até começou melhor depois de um azar de Gunter ao enviar o esférico para a própria baliza (14'), mas a reação foi pronta.

Nem dois minutos volvidos e já Osterhage festejava o golo do empate, depois de um passe de Kubler. O empate manteve-se até muito perto do final do encontro - já com Jan-Niklas Beste em campo -, mas eis que o golo da vitória chegou mesmo e através dos pés do menino Manzambi (90') para grande festa dos adeptos presentes.

Em Kiel, a formação da casa saiu derrotada da receção ao St. Pauli por 1-2. Os visitantes bem podem agradecer a Max Geschwill pelo autogolo marcado aos 90+2 e que permite agora à equipa respirar melhor na luta pela manutenção. Bernhardosson (21') e Sinani (34') marcaram os outros golos.