A Turquia está nos quartos de final para isso tem de agradecer a Merih Demiral autor de uma das melhores exibições em toda a história do Campeonato da Europa.

Contra a Áustria, o defesa central do Al-Ahli Jeddah marcou os dois golos da sua equipa, ambos na sequência de cantos e fez história com o primeiro - o golo mais rápido de sempre na fase a eliminar. Assim duplicou o total que tinha conseguido pela seleção nas suas primeiras 47 internacionalizações.

Foi apenas o terceiro defesa a bisar em toda a história dos Campeonatos da Europa, 40 anos depois de Domergue o ter feito no Euro 1984 (nas meias, frente a Portugal) e 60 anos depois de Dezso Novák da Hungria, ter marcado dois golos no único jogo que fez no Euro 1964. Ambos atuaram como laterais nos respetivos jogos.

Mas não foi só ofensivamente que Demiral brilhou. O atleta de 26 anos cumpriu as suas funções principais de forma exímia e somou 17 roubos de bola, um máximo absoluto neste Euro 2024!

Importa também referir que o defesa central ex-Sporting (apenas um jogo na equipa principal) só foi titular frente à Áustria devido à suspensão de Samet Akaydin, que jogou os primeiros três jogos. Ainda assim, depois desta exibição, dificilmente não fará parte do onze de Montella nos quartos, frente aos Países Baixos...