Sete meses depois do arranque, e com 143 dos 147 participantes já eliminados, eis que a edição 2024/25 da Taça de Portugal está a entrar na fase das decisões...

O troféu ainda não está em jogo, mas a batalha por um lugar onde a magia acontece - o Estádio Nacional do Jamor - arranca esta quinta-feira, com a primeira mão de uma meia-final entre Sporting e Rio Ave.

Os leões colocam em pausa a luta pelo campeonato, objetivo principal, mas não tencionam deixar cair a boa forma que levou a equipa ao melhor momento de estabilidade desde a saída de Rúben Amorim. São já cinco vitórias consecutivas, série que começou precisamente nos quartos desta prova (0-1 na casa do Gil Vicente).

Sporting bateu Rio Ave por duas vezes esta temporada @Kapta+
Numa fase da temporada em que os jogos a meio da semana são mais raros, Rui Borges negou a possibilidade de gestão. «Jamais poderemos facilitar», disse, em antevisão. Ainda assim, não será de todo surpreendente que nomes como Geny, Harder ou até Esgaio somem mais minutos do que tem acontecido. Hjulmand é um regresso de peso, numa altura em que Pote e Morita ainda são baixas.

Do lado vilacondense há menos necessidade de gestão, assim como menos opções que a permitam. O próprio Petit salientou que «não há cansaço», na antevisão a um jogo em que terá Clayton Silva de volta às opções, após suspensão. Foi o goleador brasileiro que selou a passagem a esta ronda, com um bis frente ao S. João de Ver (2-1).

«Queremos muito, mas mesmo muito, chegar ao Jamor», disse também o treinador do Rio Ave, constatando de certa forma o óbvio. O problema é que nesta altura as vitórias têm sido escassas... Com um calendário difícil, esta equipa venceu apenas um dos últimos cinco compromissos (2-1 ao SC Braga), o que também ajuda a confirmar o favoritismo do Sporting para esta primeira mão.

A bola rola a partir das 20h15, no Estádio José Alvalade.

Onzes Prováveis

Sporting: Rui Silva, Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Iván Fresneda, Zeno Debast, Morten Hjulmand, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Conrad Harder, Geny Catamo

Rio Ave: Cezary Miszta, Marious Vrousai, Jonathan Panzo, Andreas Ndoj, Omar Richards, Demir Tiknaz, Martim Neto, André Luiz, Ole Pohlmann, Tiago Morais, Clayton Silva