
O Sporting garantiu esta sexta-feira a primeira vaga na final da Taça de Portugal de futsal, ao derrotar o Ferreira do Zêzere, por 4-0, ganhando nova possibilidade de conquistar a competição que lhe foge desde 2021/22.
No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, o campeão nacional Sporting, finalista vencido das duas últimas edições, procurará reverter a tendência recente na derradeira partida, em que irá defrontar Benfica ou Leões de Porto Salvo, que disputam hoje o acesso à mesma, a partir das 20h30.
A final, em que o conjunto verde e branco irá procurar conquistar a 10.ª Taça de Portugal do palmarés, está marcada para domingo, às 20h00.
O conjunto leonino continua sem sofrer qualquer golo na final a oito, voltando a conceder um número muito reduzido de oportunidades, numa partida de sentido único, em que a passagem dos comandados de Nuno Dias nunca esteve em causa.
O primeiro tento sportinguista surgiu por Zicky Té, aos 10 minutos, num lance em que o pivô aproveitou um primeiro grande remate a meia distância de Rúben Freire ao poste para marcar na recarga.
Se a resistência do Ferreira do Zêzere se prolongou durante metade do primeiro tempo, o golo inaugural abriu uma caixa de Pandora para o que se seguiria, com o segundo tento a surgir logo no minuto seguinte.
Novamente de bola parada, na reposição de bola, Wesley Reinaldo cruzou para o cabeceamento de Rúben Freire que desta feita colocou o seu nome na lista de marcadores.
A segundos do fecho da primeira parte, surgiram as primeiras contrariedades para o Sporting, que viu Wesley Reinaldo ser expulso e excluído da final, num lance que deu livre de 10 metros para o conjunto ribatejano, que viria a ser desaproveitado por Barreto.
Em inferioridade numérica no começo da segunda metade, coube ao guardião Henrique Rafagnin manter a sua baliza dos leões a zeros com uma grande defesa a remate de Rafael Silva, aos 22 minutos.
De novo com cinco jogadores, o Sporting retomou o ritmo e o terceiro golo apareceu por Taynan, com o cazaque a aproveitar um grande trabalho de Zicky Té na assistência para picar a bola sobre o guarda-redes adversário, aos 24.
Por fim, coube a Diogo Santos fazer o quarto e último tento dos leões, aos 27 minutos, já depois de uma série de desafortunados remates aos ferros, que poderiam ter já antes ampliado a vantagem.
A partir daí, o jogo caiu numa mescla de transições de parte a parte, em que o Ferreira do Zêzere poderia ter evitado sair do jogo sem qualquer golo, algo que não acontecia desde a primeira jornada do campeonato (derrota por 1-0 frente ao Torreense), mas não se revelou eficaz.
Jogo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Sporting - Ferreira do Zêzere, 4-0
Ao intervalo: 2-0
Marcadores:
1-0, Zicky Té, 10 minutos
2-0, Rúben Freire, 11'
3-0, Taynan, 24'
4-0, Diogo Santos, 27'
Equipas:
- Sporting: Henrique Rafagnin, Alex Merlim, Taynan, Zicky Té e Tomás Paçó. Jogaram ainda: Bernardo Paçó, João Matos, Diogo Santos, Rúben Freire, Pauleta, Wesley Reinaldo, Anton Sokolov e Andriy Dzyalo
Treinador: Nuno Dias
- Ferreira do Zêzere: Nilton, Jó Mahrez, Djaelson, Alan Gitahy e Natan Minatti. Jogaram ainda: Rúben Carrilho, Duarte Correia, Francisco Oliveira, Rafael Silva, Rui Fortes e Barreto
Treinador: Ricardo Lobão
Árbitros: Pedro Costa (AF Coimbra) e Bruno Araújo (AF Viana do Castelo)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Wesley Reinaldo (16 e 20), Taynan (24), Djaelson (26) e Francisco Oliveira (27). Cartão vermelho para Wesley Reinaldo (20)
Assistência: Cerca de 500 espectadores