Sp. Braga e Benfica não desiludiram e fizeram jus à menção de jogo grande na abertura da fase de apuramento de campeão do Nacional de Juniores: quatro golos, um ponto para cada lado e uma reta final emocionante com incerteza no resultado.
Depois de algumas ameaças de parte a parte, o virtuosismo de Eduardo Ferreira fez a diferença aos 41’, com o capitão das águias a atirar sem hipóteses de defesa. A fechar a primeira parte, os encarnados ficaram perto de engordar a vantagem, valendo o corte de Afonso Sousa em cima da linha.
Já a abrir o segundo tempo, Nuno Patrício empatou, de penálti (50’), mas o Benfica voltou a faturar. Romário Cunha fez um passe disparatado e Francisco Silva aproveitou o brinde do guardião adversário para fazer o 1-2 (56’).
Na parte final, o Sp. Braga carregou, falhou algumas ocasiões e chegou ao empate aos 85’, por Afonso Patrão, desviando à boca da baliza. O campeão nacional esteve perto da reviravolta já nos descontos, mas o poste travou o terceiro golo arsenalista.
O FC Porto também entrou com um empate nesta fase. Esteve na frente, com golo de Fajardo, mas viu o Tondela empatar já na reta final do desafio, através de Gonçalo Vieira.