
Pedro Tonicher, guarda-redes que, atualmente, veste as cores do BM Ciudad Encantada, em Espanha, foi chamado pela primeira vez aos trabalhos da Seleção Nacional A Masculina e juntou-se ao grupo que fez uma paragem em Istambul, na Turquia, antes de assentar praça em Constanta, onde jogará os dois jogos do Grupo 8, em falta, o primeiro com os romenos e o segundo com Israel, no domingo.
Joaquim Nazaré, 23 anos, é o segundo jogador com mais internacionalizações do grupo (20) - Capdeville é o mais experiente com 67 - o que atesta bem as alterações que o treinador Paulo Jorge Pereira operou para esta jornada dupla. Mas, nem por isso, a ambição é menor, garante o lateral-direito.
«Sinto confiança e acho que este grupo também é diferente. Porque realmente são quase todos jovens, quase ninguém jogou junto, pelo menos comigo. Mas sinto-me confiante e penso que estes jogos vão ser interessantes para mim. Os treinos têm corrido bem, os jogadores estão todos a entregar-se bem e os treinos correspondem», explicou.
«Penso que é mais uma oportunidade que eu tenho de mostrar aquilo que valho. Sinto que das vezes que tenho sido convocado, não tenho demonstrado o meu verdadeiro potencial. Acho que as pessoas – e mesmo a Seleção – ainda não sabem quem é o verdadeiro Joaquim e penso que esta é mais uma oportunidade que eu posso demonstrar quem é que eu sou realmente e que posso fazer coisas boas para a nossa seleção», disse o internacional que veste a camisola do Skjern.
O Men’s EHF EURO 2026 realiza-se de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta de Suécia, Dinamarca e Noruega.
Os 17 convocados são Guarda-redes: Gustavo Capdeville (Benfica), Diogo Valério (Marítimo) e Pedro Tonicher (BM Ciudad Encantada); Pontas: Pedro Oliveira (FC Porto), Gabriel Viana (TuS Ferndorf), Jenilson Monteiro (Limoges HB), José Ferreira (FC Porto); Laterais: Gabriel Cavalcanti (Benfica), Joaquim Nazaré (Skjern Handbold), Diogo Silva (KIF Kolding); Lateral/central: Miguel Neves (Saint-Raphael VAR HB), Gustavo Oliveira (Atlético Valladolid).Central: André Sousa (ABC), André José (ABC); Pivôs: Ricardo Brandão (FC Porto), Fábio Silva (Benfica), António Machado (Marítimo).