Oito anos depois de trocar o Nacional da Madeira pelo Granada, Rui Silva tem tudo acertado para voltar a Portugal. O guarda-redes é o escolhido pelo Sporting para a baliza e as negociações estão, segundo dizem ao zerozero, «avançadas» e próximas de «um desfecho feliz».
Rui Silva tem acordo com o Betis até 2026 e, segundo foi possível saber, chegará a Alvalade agora em janeiro por empréstimo, com cláusula obrigatória de compra a exercer no verão. Os valores da mudança em definitivo irão rondar os quatro milhões de euros.
A baliza da equipa de Rui Borges tem sido entregue a Franco Israel, com Vladan Kovacevic a ser a segunda opção. Contratado no passado verão aos polacos do RKS Rakow, o bósnio fez dez jogos e raramente deixou uma imagem de estabilidade.
Com a chegada de Rui Silva, de resto, ganha lógica uma possível saída de Kovacevic já em janeiro. Numa venda ou através de uma cedência temporária.
Natural da Maia, Rui Silva acumula 158 jogos no campeonato espanhol e mais sete nas competições europeias, números que o levaram ao radar da Seleção Nacional e a fazer os 90 minutos contra Israel em junho de 2021.
Depois de ter estado perto de Benfica e FC Porto nas últimas janelas de transferência, o guarda-redes está mais perto do que nunca de um regresso à liga portuguesa.
Em fevereiro de 2022, numa grande entrevista ao zerozero, Rui Silva revelou uma grande admiração por Vítor Baía e fez uma homenagem ao sr. Manuel Fernando, o pai.