Estreias de Ricardo Velho e Samuel Costa

“O Ricardo Velho é o exemplo de como o profissionalismo, a dedicação e o esforço podem levar qualquer jogador à seleção. Sonhar faz parte do caminho. Está a jogar consistentemente a jogar a um nível muito bom na liga e merece estar na convocatória. O Samu é um jogador que tem história nas seleções de formação. Acompanhei-o nos sub-21. É um jogador com um perfil muito interessante e que nós não temos. É um jogador com muita energia, dinâmico, é muito inteligente taticamente. Não temos no meio-campo um jogador de equilíbrio e que seja esquerdino. Acompanhámos o Samu durante muitos meses. Merece a oportunidade.”

26 convocados

“Os estágios da Liga da Nações são muito exigentes. Estamos em outubro, os jogadores não têm mil minutos. estão frescos. Precisamos de jogadores para termos competitividade nos treinos. Um grupo de 26 jogadores dá flexibilidade para prepararmos os jogos.”

Ausências de Tiago Santos e Geovany Quenda

“Eles estão num processo de evolução. Não queremos queimar etapas. É importante terem experiência nos sub-21. Recebemos muita informação positiva daquilo que eles fizeram em setembro.”

Possibilidade de convocar Tomás Araújo

“Está a ter um começo de época espetacular, mas, repito, não queremos queimar etapas. Pode ter um estágio importante nos sub-21. A experiência de um jogador tão jovem como o António Silva parece-nos determinante para a escolha que tivemos que fazer. O Eduardo Quaresma e o Tomás Araújo vão melhorar durante o período com os sub-21.”

Escolhas mais difíceis depois do Euro

“É mais difícil escolher 23/26 depois do Euro. Temos mais jogadores para acompanhar. Há um grupo que está a bater à porta da seleção. Estou a falar do Gedson Fernandes, do Florentino, do Bragança, do Eduardo Quaresma, do Tomás Händel, do Francisco Moura… Eles trazem um entusiasmo diferente e isso beneficia a competitividade. A Liga das Nações não é o percurso para o Mundial. Estamos com a oportunidade de melhorar e experimentar jogadores novos para tentarmos ganhar a Liga das Nações.”

Futura chamada de Daniel Bragança

“O Daniel Bragança tem história nas seleções de formação. Está a mostrar que está totalmente recuperado da lesão que teve. É um jogador muito inteligente, que tem muita qualidade. Tem valências muito interessantes, mas os que estão agora na seleção têm um nível incrível. Em todas as convocatórias mostramos que as portas da seleção estão sempre abertas.”

Momento de Bruno Fernandes

“Tem muita experiência. Nunca vi dois cartões vermelhos injustos em jogos consecutivos. O Bruno é um jogador focado. Sabe que faz parte.”

Paulinho está no radar?

“Dois pontas de lança, o Diogo Jota e o Cristiano Ronaldo, são suficientes. Estamos a acompanhar todos os jogadores. Nessa posição, o Fábio Silva também está a crescer muito.”

Opção de Beto jogar por Guiné-Bissau

“Acompanhámos o Beto enquanto esteve na Udinese. Respeitamos a sua decisão. Não é uma questão futebolística, é uma questão de sentimento e o jogador precisa de querer jogar pela seleção. Esperamos que desfrute da carreira internacional.”

Polónia

“Tem conceitos muito claros. Gostam de uma linha de cinco, de uma estrutura equilibrada. O Lewandowski está num momento de forma muito bom. Esperamos uma equipa que gosta de ganhar. Marcam e sofrem muitos golos. O ambiente em Varsóvia é fantástico. Têm jogadores que precisam do nosso respeito."

Renato Veiga e Francisco Trincão podem esperar minutos?

“É um processo. O primeiro passo é chegarem à seleção. Os minutos podem aparecer em função da estratégia e do adversário. São jogadores com muito futuro.”

Estado clínico de Gonçalo Inácio

“Vamos avaliar o Gonçalo Inácio na terça-feira. Temos tempo.”

Ausência de Pedro Gonçalves

“O Pedro Gonçalves está lesionado. É a parte imponderável do futebol.”