Luís Freire já não é treinador do Rio Ave. O técnico foi afastado dos vila-condenses na sequência do sexto jogo consecutivo na Primeira Liga sem vencer.

O Rio Ave já confirmou a saída de Luís Freire do comando da equipa. Através de comunicado, o emblema da Primeira Liga agradeceu os serviços do técnico de 39 anos:

«A Rio Ave Futebol Clube – Futebol, SAD informa que terminou o contrato com o treinador da sua equipa principal, Luís Freire, após um ciclo de três anos e meio onde o treinador português acumulou 129 jogos de caravela ao peito. Luís Freire fará para sempre parte da história do Rio Ave FC, especialmente pela subida e título de campeão no regresso à 1ª Liga, em 2021/2022. ORio Ave FC deseja-lhe todo o sucesso pessoal e profissional. O novo treinador será apresentado oportunamente», escreveu o Rio Ave, que já tinha comunicado ao treinador a despedida no seu dia de anos [3 de novembro].

Luís Freire esteve três anos e meio no Rio Ave e tinha registado cinco derrotas no campeonato, quatro delas com Sporting, Benfica, FC Porto e Braga. Deixou o Rio Ave com o registo de estar há mais de um ano sem perder em casa (29 de outubro de 2023), tendo sido campeão da Segunda Liga, com o clube de Vila do Conde em 2021/22, na sua época de estreia no clube.

Era também o segundo treinador da Liga há mais tempo num clube, logo atrás de Rúben Amorim, que está de saída para o Manchester United.