As convocatórias de Ricardo Velho, do Farense, e de Samu Costa, do Maiorca, são as grandes surpresas da lista de Roberto Martínez para defrontar a Polónia e a Escócia. O técnico catalão chamou 26 jogadores para a jornada dupla.

Em relação à última convocatória, ficaram de fora José Sá, Tiago Santos e Geovany Quenda, além do lesionado Pote. Voltam, ainda, João Cancelo e Francisco Conceição, que estiveram no passado Europeu.

Quanto aos estreantes, Ricardo Velho tem sido, ao serviço do Farense, um dos melhores guardiões da I Liga. Aos 26 anos, não soma qualquer internacionalização por nenhuma seleção nacional. Em sentido inverso, Samu Costa é internacional sub-19, sub-20 e sub-21. Com passagem pela formação do Sporting de Braga, tem-se destacado na La Liga, primeiro no Almería e, agora, no Maiorca. Tem 23 anos e é canhoto.

Guarda-redes: Diogo Costa, Rui Silva, Ricardo Velho;

Defesas: Diogo Dalot, João Cancelo, Nelson Semdo, Nuno Mendes, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Renato Veiga, António Silva;

Médios: João Palhinha, Samu Costa, João Neves, Rúben Neves, Otávio, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva;

Avançados: João Félix, Pedro Neto, Francisco Conceição, Francisco Trincão, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota.

Continuando a campanha no grupo 1 da Liga das Nações A, Portugal terá um duplo compromisso fora de casa. Primeiro, a equipa de Roberto Martínez irá visitar a Polónia, no sábado, 12 de outubro. Em Varsóvia, a seleção, que lidera o grupo após duas vitórias nas duas rondas inaugurais, tentará chegar aos 9 pontos.

Passados três dias, a 15 de outubro, Portugal desloca-se a Glasgow. Em Hampden Park, Portugal disputará a quarta das seis rondas desta fase de grupos da Liga das Nações. Ficarão a faltar, após esta paragem internacional, a receção à Polónia, a 15 de novembro, e a deslocação à Croácia, a 18 de novembro.

Caso termine num dos dois primeiros lugares do grupo, Portugal avança para os quartos de final. Essa fase da competição, uma novidade face às anteriores edições, será disputada, em formato casa e fora, em março de 2025. A final four da Liga das Nações será no começo de junho, depois do final da época europeia de clubes e uma semana antes do arranque do novo Mundial de clubes, nos Estados Unidos da América.