Benfica está novamente na final. As águias conseguiram a reviravolta frente ao Quinta dos Lombos nas meias-finais e marcaram presença no derradeiro jogo do campeonato de basquetebol feminino.

Apesar de terem perdido o primeiro jogo (por 64-74), as encarnadas conseguiram duas vitórias consecutivas (67-52 e 67-62) e vão defrontar o Esgueira, que afastou o União Sportiva (2-0, 63-47 e 74-63), também este sábado.

Apesar do mau início, a vitória e o apuramento do Esgueira nunca esteve realmente em discussão, assim como este terceiro jogo do Benfica, em que a vantagem ao intervalo era de 10 pontos. As águias chegaram a perder a liderança no primeiro quarto, depois de um início forte, mas reagiram no segundo quarto. No terceiro continuaram com essa vantagem e no quarto chegaram a ser apenas três os pontos que separavam as duas equipas, mas não foi suficiente.

Esta é a primeira final do Esgueira, mas a quinta consecutiva para o Benfica, que conquistou o título no ano passado (e em 2020/21 e 2021/22) e perdeu a Taça de Portugal esta temporada, precisamente para o Quinta dos Lombos.