Num movimento audacioso que pode remodelar o equilíbrio de poder na Fórmula 1, a Red Bull recrutou mais de 200 elementos-chave da sua arquirival Mercedes enquanto se prepara para estrear a sua própria unidade de potência em 2026. O chefe da Red Bull, Christian Horner, confirmou a impressionante campanha de recrutamento, destinada a reforçar a nova divisão de powertrains da equipa, enquanto se preparam para uma nova era de powertrains híbridos focados numa divisão de eletrificação de 50/50.

A Mercedes, há muito considerada o padrão ouro na construção de motores de F1 desde que a era híbrida começou em 2014, viu as suas fileiras diminuírem à medida que a Red Bull fortalece as suas capacidades de engenharia. Horner, falando à emissora britânica Channel 4, revelou que a afluência de ex-colaboradores da Mercedes tem estado a ganhar impulso de forma discreta, embora a maior parte da atenção tenha estado nas saídas de alto perfil de Adrian Newey e Jonathan Wheatley da Red Bull.

“Recrutámos, penso eu, perto de 250 pessoas nos últimos 12 meses, ao longo do projeto, para os powertrains, para a nova oficina de motores que estamos a construir,” disse Horner. “Não falamos sobre as mais de 200 pessoas que trouxemos da Mercedes.”

“Adrian Newey e Jonathan Wheatley Saem, Mas a ‘Força na Profundidade’ da Red Bull Persiste”

Apesar dos ganhos de pessoal da Red Bull, a equipa também sofreu perdas significativas, com dois dos seus maiores nomes a deixarem a estrutura. Adrian Newey, o lendário aerodinamicista que tem sido fundamental para o sucesso da Red Bull desde 2006, confirmou a sua saída para se juntar à Aston Martin a partir de 2025. Juntamente com ele, o diretor desportivo de longa data, Jonathan Wheatley, mudará para a Sauber/Audi como Team Principal no mesmo ano.

Embora estas saídas possam parecer um golpe para a Red Bull, Horner está confiante de que a profundidade de talento da equipa os manterá competitivos. “Tivemos um percurso incrível com o Adrian,” disse Horner. “Ele tem sido uma parte importante de tudo o que fizemos, mas escolheu enfrentar um novo desafio. Já sabíamos que isso iria acontecer e temos estado a preparar-nos para isso.”

Horner foi rápido a minimizar a importância destas saídas de alto perfil, enfatizando que o sucesso da Red Bull não repousa apenas sobre os ombros de duas pessoas. “O Adrian está à beira da reforma há 10 anos, por isso tivemos de estar preparados para isso,” disse. “O Jonathan também tem sido um membro da equipa a longo prazo, mas são dois nomes de maior destaque entre as 2.000 pessoas que temos no grupo.”

“A Sequência Sem Vitórias da Red Bull e a Batalha por 2026”

Enquanto a Red Bull tem feito manchetes com o seu recrutamento, a equipa está atualmente a passar por uma fase desafiadora na pista. Eles estão no meio de uma sequência de oito corridas sem vitórias, perdendo a liderança no Campeonato de Construtores para a McLaren. Apesar disso, Max Verstappen ainda lidera a classificação dos Pilotos com 331 pontos, à frente de Lando Norris da McLaren com 279.

À medida que a Red Bull olha para 2026, o ano em que as novas regulamentações sobre unidades de potência entram em vigor, a equipa está a apostar forte no seu projeto de motor interno. Com pessoal da Mercedes a inundar a divisão de powertrains da Red Bull, Horner e a equipa estão claramente a preparar o terreno para uma feroz batalha nas próximas temporadas.

A guerra entre a Red Bull e a Mercedes está longe de acabar—está apenas a começar.